Cidade é pólo de negócios inovadores

São Carlos, a 240 quilômetros de São Paulo, é a cidade ideal para a instalação de empreendimentos inovadores, com indicadores de desenvolvimento científico, econômico e social entre os melhores do país.

Com duas universidades públicas (USP e UFSCar) e dois centros de pesquisa da Embrapa (Instrumentação e Pecuária), São Carlos abriga mais de 200 empresas tecnológicas e as multinacionais Faber Castell, Tecumseh, Volkswagen e Eletrolux. Há ainda campi da Unesp nas cidades vizinhas de Araraquara e Rio Claro, além de um parque industrial regional que inclui plantas da TAM, da Embraer e da Cutrale.

Nesse contexto, o Parque Eco-Tecnológico do Grupo Encalso-Damha irá funcionar como âncora para a atração de investimentos e a instalação de empresas inovadoras em setores estratégicos de desenvolvimento [ver quadro a seguir], gerando renda e empregos no município e na região.

Esses setores – que incluem fotônica, novos materiais, microeletrônica, bioenergia, entre outros – foram mapeados no estudo “Perfil Industrial e Infra-Estrutura de Ciência e Tecnologia”, elaborado pelo Grupo de Gestão de Tecnologia do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, com descrição das competências instaladas e um mapa dos setores industriais e de serviços a serem estimulados pelo Parque.

Outros diferenciais de São Carlos para abrigar esse tipo de empreendimento são a estrutura de apoio a negócios e a oferta de atividades de cultura e lazer, por exemplo, com unidades do Sesc, Sesi, Senai, Senac, Fiesp, Ciesp e Sebrae. A cidade abriga, também, uma escola técnica estadual, um porto-seco para atividades alfandegárias, conexão computacional em alta velocidade, além de serviços de governo eletrônico oferecidos pela Prefeitura Municipal, que diminuem a burocracia e aumentam a eficiência administrativa.

A posição privilegiada do município para geração e atração de negócios inovadores já rendeu vários casos de sucesso. Como exemplo, pode ser citada a empresa Opto Eletrônica, líder mundial no mercado de equipamentos ópticos odontológicos e que integra um projeto para desenvolvimento de componentes do satélite sino-brasileiro, em parceria com o Governo da China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *