Diretora do Inova visita a Open Innovation Week em São Paulo

Em março, Instituto Inova vai sediar o “Startup Weekend”, evento que ocorre em 150 países

Na última semana, aconteceu em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, a “Open Innovation Week 2016”, evento que nasceu com a vocação de conectar pessoas, instituições e comunidades de inovação em torno da prática da inovação aberta no país e no mundo.

A diretora do Instituto Inova, gestor do Parque Ecotec Damha, Bruna Boa Sorte, esteve presente para acompanhar de perto e trazer novidades de novos modelos de relacionamento entre grandes empresas e Startup. Segundo ela, o propósito do Inova, junto ao Parque Ecotec Damha, é liderar o ‘Movimento de Geração de Negócios’, fora das capitais, mas que envolva a interação com organismos que já praticam esta realidade, agregando valor e aprendizado para o projeto do Parque e respeitando a cultura do interior. “Dentro do propósito do evento, nós, do Inova-Ecotec Damha, também objetivamos atrair pessoas, conhecimento e negócios para nosso ambiente de inovação que já está pronto”, afirmou.

Dentro da extensa programação do evento, Bruna participou de: “pitch´s” de fundos de investimentos; dinâmica de contato com grandes empresas; apresentação do mapeamento dos movimentos de inovação emergentes no Brasil; e como o público está atuando nas áreas de fomento a startups; além de diversas reuniões para apresentação do projeto Ecotec Damha e a ampliação da rede de contatos.  “O evento reforçou a importância da interação entre pessoas, novas ideias, novos padrões, sempre respeitando nossos valores. Hoje, o Inova está caminhando para ir além das instituições e focar nas pessoas e a cultura criada por meio da interação entre elas. Um comportamento interativo, conectado, colaborativo é essencial para se criar uma cultura e um ecossistema de inovação e geração de negócios”, disse.

 

Parque Ecotec Damha

O Parque Ecotec Damha é um exemplo de Ambiente de Inovação. Recentemente, o diretor geral da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP) afirmou que o segmento global de CT&I passa por um momento de rever os conceitos dos parques tecnológicos e explicou que, a maioria dos parques tecnológicos do mundo, em alguma medida, irão aproximar-se mais do conceito de Áreas de Inovação. “Felizmente, este fato já é uma realidade para o Parque Ecotec Damha, gerido pelo Inova e, apesar de tratar-se de um trabalho que exige paciência e foco, podemos dizer que o Parque já é lembrado em redes importantes de negócios e empresas no País”, falou Bruna.

A exemplo disso, durante o Seminário da OIW 2016, Bruna participou de várias reuniões de negócios para estabelecimento de parcerias. “Na ocasião, em reunião com o Chairman do Movimento Open Innovation do Brasil, ao apresentar o Parque Ecotec Damha, recebi a grata surpresa de saber que ele já conhecia o Parque, por meio de outros parceiros, e que gostaria de fazer uma visita in loco, já que tinha ótimas referências sobre o Projeto. Tivemos, também, reuniões com fundos que já conheciam a iniciativa”, afirmou.

Próximo passo, pós-evento, segundo Bruna é “precisamos ir além e transformar as ações em resultados”, finalizou.

 

Startup Weekend

Divulgado como um dos principais eventos de tecnologia para jovens empreendedores do mundo e agora em ascensão no Brasil, o “Startup Weekend”, evento que ocorre em 150 países, acontecerá em março pela primeira vez em São Carlos, na sede do Instituto Inova, nos dias 4, 5 e 6 de março.

Trata-se de um evento internacional de empreendedorismo para universitários, apoiado pela Google, com 54 horas de trabalho e aprendizado na prática do ‘networking’.  “Sediar esse evento já é a prova que estamos começando a liderar o ‘Movimento de Geração de Negócios’, da região”, salientou.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *