Geraldo Alckmin e Márcio França recebem Comitiva da Inovação de São Carlos e Presidente do Instituto Inova

Com o objetivo de reforçar o que São Carlos oferece de diferencial no âmbito de Tecnologia e Inovação, além do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Inova, gestor do Parque Ecotec Damha, na manhã desta terça-feira (28/04), o vice-governador Marcio França, recebeu em seu gabinete, no Palácio doa Bandeirantes, em São Paulo, a comitiva de “inovação” de São Carlos. Representada pelo presidente do Instituto Inova, José Octávio Armani Paschoal, o prefeito municipal Paulo Altomani, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, José Panone, o ex-presidente do CNPQ, Prof. Glaucius Oliva, o Vice-Diretor da EESC-USP (Escola de Engenharia da USP de São Carlos), Prof. Sérgio Proença e o diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Tito José Bonagamba, a comitiva, após a reunião, encontrou-se com o governador Geraldo Alckmin para um bate-papo em seu gabinete.

Dentre os temas abordados na conversa, discutiu-se a possibilidade de doação à EESC-USP de uma área ao lado do Centro de Inovação do Parque Ecotec, onde funciona a sede do Instituto Inova, para que seja implementado o projeto intitulado EESCin.

Também foi solicitado o apoio do Governo do Estado para o CITESC (Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos), que está em construção no Parque Ecotec. “Nesta reunião vejo de uma forma positiva a aproximação entre a área pública e o setor privado, no intuito de contar com o Estado para que os investimentos aconteçam. Para isso, nós apresentamos ao Vice-Governador toda a perspectiva de desenvolvimento que o Parque Ecotec trará a São Carlos e região, para que se torne um espaço diferenciado em transformar o conhecimento em negócio”, explicou Paschoal.

Para Glaucius Oliva, é cada vez mais importante a aproximação acadêmica do mundo real. “São Carlos possui hoje um cenário diferenciado com relação ao país, referente às universidades presentes que estão integradas nos problemas e no dia a dia da população. Hoje, aqui no Palácio, tivemos a certeza que o Governo do Estado vai nos auxiliar no envolvimento, em nossas universidades, ao conhecimento e inovação”, esclareceu. O CITESC, na pauta em questão, irá empregar tecnologias por meio de instalações inovadoras que vão acelerar o desenvolvimento médico e farmacêutico da região.

O secretário Panone também defendeu o apoio do Estado ao CITESC. “A união de forças traduz uma nova realidade na questão da Ciência, Tecnologia e Inovação, discutida por nós. Deixamos bem claro a importância das ações que vêm sendo desenvolvidas pela gestão do Instituto Inova no Parque Ecotec e a Prefeitura e salientamos que, com a futura inauguração do Citesc fará de São Carlos, jus à visibilidade da Capital da Tecnologia.

O Citesc, é uma parceria entre a Prefeitura Municipal com o Ministério da Saúde, o Ministério da Ciência e Tecnologia, a UFSCar, a USP e a Unesp. “É imprescindível a participação da academia no envolvimento com a população de São Carlos e é isso que essas empresas e o Citesc vão agregar no nosso desenvolvimento. Estamos falando que iniciativas e conversas como essas, além da vinda de outras grandes empresas a São Carlos, trarão à cidade, além de tudo, muitos empregos e benefícios”, reforçou Altomani.

“É com muita honra que recebi toda essa equipe de renome da inovação do país em nosso gabinete e afirmo que pensarei com muita seriedade em tudo que nos trouxeram aqui hoje”, disse o vice-governador.

Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin).

O Centro, que irá operar no Instituto Inova, será constituído em duas fases. A primeira, é a mudança ao Instituto já realizada e a segunda, envolve a doação do terreno que vai apoiar na estruturação do prédio próprio, com um aporte de recursos do Governo do Estado de São Paulo com o intuito de operar como um Centro de alta plenitude, cujo propósito é apoiar projetos de pré-incubação, promovendo o empreendedorismo nos vários níveis de ensino.

O EESCin, vai caracterizar-se como “posto avançado” da EESC e da Universidade de São Paulo, tendo-se em vista estar localizado geograficamente dentro de um complexo empresarial que abriga um parque eco tecnológico.

Entende-se que um Centro inserido nesse ambiente é a melhor estratégia para promover a formação empreendedora e apoiar a transformação das tecnologias geradas na EESC em inovações efetivas que contribuam para a geração de valor para a sociedade.

(Instituto Inova)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *