Ônibus 100% elétricos do Parque Ecotec Damha já estão operando na 67ª SBPC

Dois ônibus 100% elétricos, conhecidos como k9, trazidos pelo Parque Ecotec Damha, através do seu gestor, o Instituto Inova, estão operando para trasladar os participantes da 67ª Reunião Anual da SBPC que acontece nesta semana na Universidade Federal de São Carlos.

Os veículos, que comportam 50 pessoas, são da empresa chinesa BYD e farão dois trajetos, tendo como saída e chegada, o ponto em frente à Unidade Saúde Escola (USE). Um dos ônibus circulará durante todo o dia, das 10 às 18 horas, entre a USP (Universidade de São Paulo) e a UFSCar. O outro ônibus, com saídas previstas do stand do Parque Ecotec na ExpoT&C, para às 14h30 e às 16h30, fará um passeio com um guia até todo o complexo Damha, passado pelo Parque Ecotec e Eco Esportivo.

Os passeios são gratuitos e quem quiser participar, deve ir direto ao estande do Ecotec, localizado dentro do Pavilhão da ExpoT&C e deixar seus nomes.

E quem já fez o primeiro passeio, gostou. “Essa ação do Ecotec Damha mostra que com o passar do tempo, a tecnologia vem para melhorar a vida das pessoas. Na verdade, não só delas, mas também do meio ambiente”, disse a estudante de Rio Branco, no Acre, Thalita.

O estudante de São Carlos, Iago Rocha, disse que o silêncio ao passear com o veículo 100 % elétrico traz conforto. “Não faz barulho nenhum e a acomodação é extremamente confortável. O Parque Ecotec está de parabéns em trazer algo com essa inovação para São Carlos, neste evento que tem tudo a ver com a causa”, finalizou.

Sobre os veículos

Os ônibus da BYD, são os primeiros ônibus 100% elétricos com baterias produzidas em escala comercial e os mais vendidos em todo mundo. São também os únicos movidos pelas baterias de fosfato de ferro lítio, tecnologia ambientalmente correta (100% reciclável) e com grande vida útil. As baterias são totalmente à prova de fogo e contam com um sistema de gerenciamento que monitora a segurança, a voltagem e a temperatura de cada célula da bateria, garantindo a segurança e a estabilidade do carregamento.

Com autonomia de 250 km por carga, os ônibus elétricos da BYD dispõem de freios regenerativos e motores nas rodas. Trata-se de tecnologias revolucionárias que reduzem os custos de manutenção e aumentam a eficiência operacional.

Possuem também, emissão zero de poluentes, são ecologicamente corretos, não emitindo poluentes locais e gases causadores do efeito estufa (GHG). O consumo energético equivale a 1,2 kWh/km, ou R$ 0,24/km, o que equivale uma economia de 70% a 80% em relação aos ônibus movidos a diesel, além de menor desgaste dos componentes.

(Instituto Inova)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *