São Carlos lança Parque Tecnológico de 3ª geração

Foi lançado no dia 22 de março, em São Carlos, o Parque Eco-Tecnológico Damha, um novo empreendimento que deve consolidar a cidade como um polo tecnológico dentro do Estado de São Paulo.

Planejado dentro do conceito de 3ª geração, o Parque Eco-Tecnológico Damha diferencia-se de outros distritos industriais porque, além de ser inteiramente construído de forma sustentável, será instalado em uma área que possui condomínios residenciais, trilhas ecológicas, ciclovia, hípica, restaurante internacional, campo de golfe e um centro de eventos destinado aos trabalhadores das empresas ali instaladas.

“Esse é um projeto da mais alta relevância na promoção da tecnologia e do desenvolvimento sustentável do nosso município. Em São Carlos nós temos uma média de um doutor para cada 160 habitantes, e o parque sem dúvida vai significar uma consolidação e um fortalecimento de São Carlos como polo de alta tecnologia”, salientou o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Carlos, Emerson Pires Leal.

O empreendimento é uma iniciativa da Damha Urbanizadora, do Grupo Encalso Damha, em parceria com o Instituto Inova. As empresas do Grupo Encalso Damha investirão cerca de R$ 30 milhões nas obras de infraestrutura do parque, que devem ser finalizadas em um ano, segundo estimativas do Instituto Inova.

Com uma área total de 1 milhão de m², o Parque será composto por dois condomínios, um voltado a pequenas empresas e um outro dedicado a empresas de médio porte, ambos com 75 lotes. Além disso, a prefeitura do município implantará no local o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos (Citesc), que englobará uma incubadora de empresas e um centro de serviços com laboratórios, escritórios de administração, consultoria e comunicação, totalizando um investimento de R$ 30 milhões.

A procura dos empresários foi tão grande que o parque já está praticamente lotado. Na quinta-feira, dia 18, deu-se o pré-lançamento do parque. Os lotes do Condomínio I já tinham sido todos vendidos um dia depois, e ontem, até o fim do dia, cerca de 50% dos lotes do Condomínio II foram vendidos.

“Muitos lotes já foram vendidos. Nós íamos começar o lançamento do parque hoje, mas foi praticamente um encerramento”, comenta o presidente do Instituto Inova, José Octavio Paschoal.

Um dos motivos apontados pelo secretário para o sucesso do empreendimento é a parceria do projeto com grupos, tais como os grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa) e do Sebrae. De acordo com Paschoal, o apoio das universidades influenciou o perfil das empresas que compraram lotes no parque.

Ele acrescentou que houve um predomínio de empresas da área de saúde: “Nós tivemos empresas especializadas em nanotecnologia aplicada, empresas que produzem implantes odontológicos. Tivemos também várias empresas de tecnologia da informação, empresas da área de biotecnologia, ótica e agronegócio; boa parte das empresas é da área da saúde”, contou.

O empreendimento se localiza a cinco minutos do centro de São Carlos, dos campi da USP e da UFSCar, da unidade da Embrapa Instrumentação e do campus da Unicep. Com localização diferenciada, o Parque está a 100 km de Ribeirão Preto, a 120 km de Campinas e a 240 km de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *