Startup Weekend em São Carlos aconteceu no último final de semana no Instituto Inova – Ecotec Damha

 

Evento premiou projeto de impacto social que prevê óculos para os mais necessitados

 Dezenas de pessoas entre estudantes, profissionais e público em geral estiveram presentes na última sexta-feira (04), sábado e domingo, no Instituto Inova, gestor do Parque Ecotec Damha, participando do Startup Weekend Brasil, evento que ocorre em 150 países e pela primeira vez em São Carlos.

Dentre as seis equipes formadas para o desenvolvimento da ideia, criação dos “pitchs” (discurso de venda) e julgamento da melhor proposta, no último dia, após 54 horas diretas de trabalho, a equipe vencedora foi a ‘Eloo: conectando histórias’, que desenvolveu um projeto de impacto social cujo objetivo é disponibilizar óculos à pessoas que não têm condições, por meio de postos de coleta. “A ideia é ajudar as pessoas, principalmente àquelas que necessitam de óculos, mas sem acesso à compra nas redes e lojas convencionais. Ter ganhado esse evento tão importante no mundo com algo de impacto social me emociona muito”, disse um dos participantes, Leandro Muto recebendo o seu título. “Eu já tinha essa ideia e não sabia se viria para o evento e fui incentivado. O grupo abraçou a ideia e por isso desenvolvemos algo motivador. Para mim, agora, é a realização de um sonho”, disse.

A equipe vencedora teve como premiação: dois meses de coworking e mentoria; livros; curso e oratória para equipe; mentoria de marketing, desconto no curso da empresa Mosaico, que vai fortalecer ainda mais o projeto e validá-lo futuramente.

Satisfeita com o resultado do evento, a diretora de negócios do Inova, Bruna Boa Sorte, disse que se trata do início de um caminho promissor para o Inova-Ecotec Damha e o Interior. Lançamos, oficialmente, o ‘Movimento Geração de Negócios no Interior´, promovido pelo Inova.  “Em meio a mais de 60 participantes engajados na construção de um novo negócio, representantes de empresas, instituições, fundos de investimento e visitantes líderes de grandes empresas, percorremos 54 horas de trabalho e aprendizados, os quais vamos carregá-los como a experiência e ação de sucesso”, ressaltou.

Para um dos organizadores do evento, Rodrigo Riccetto, o intuito do Startup Weekend em todo o mundo é fazer um mundo mais incrível. “Espero que tenhamos plantado a semente nesses jovens empreendedores e que eles possam fazer com que a vida deles e de outros também sejam mais incríveis, por meio de novas oportunidades que levarão melhores produtos e melhores serviços para o mundo, expandindo para novos mercados”, falou.

Para o mentor e representante da Acelera Tech São Paulo, Vinicius Machado, o espaço que o Inova ofereceu para o evento nesta edição, em São Carlos, fez com que as ideias evoluíssem mais rapidamente. “Esse é o sétimo evento de startup que participo e percebi que com essa estrutura, a validação das ideias foram mais rápidas logo no segundo dia de evento”, comentou.

Para o advogado e especialista em direito societário e mercado de capitais, Rodrigo Valverde, que também veio de São Paulo para ser mentor, conversar com o público mais jovem e dar a eles a visão de como serão os próximos passos na construção de um negócio, como a captação de recursos, sociedade e manutenção do time, é imprescindível para a vida de uma empresa. “A evolução dos novos negócios no Brasil está cada vez maior e saber que aqui na região, tem o Instituto Inova, que incentivou esse evento e conhecendo de perto toda a estrutura que o Parque Ecotec Damha oferece, me deu orgulho de saber que acreditam nesses tipos de projetos”, disse.

Durante o evento, os participantes puderam desfrutar também de Food Trucks para matar a fome e puderam até praticar exercícios no Damha Golf para distração. “É por isso que somos o primeiro Parque de 3ª Geração do país, que agrega trabalho, moradia e lazer em um só local”, finalizou Bruna Boa Sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *