Tecnologia desenvolvida em São Carlos ajuda na detecção de deslizamentos

Um projeto desenvolvido pela InstruEng, empresa incubada no Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes (Cedin) de São Carlos, poderá trazer uma importante inovação na detecção e combate a deslizamentos de terra provocados pela ação da chuva. Em fase de desenvolvimento, a plataforma criada pela empresa possibilita o monitoramento remoto e em tempo real do recalque de solos de grandes obras da engenharia. Encaminhado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Inova e o grupo Encalso-Damha.

Atualmente, a tecnologia usada na medição do recalque (assentamento) de solos em obras como barragens, aterros sanitários, portos e aeroportos possui baixa precisão e depende diretamente de um operador para manusear o equipamento. Na plataforma proposta pela InstruEng, os medidores instalados no terreno estarão integrados a um servidor por meio de uma rede de comunicação sem fio. Os dados registrados serão transmitidosao servidor via Internet, o que exclui a probabilidade de erro humano durante o manuseio do equipamento. “Os medidores são dotados de um sistema eletrônico embarcado de baixo custo. Essa tecnologia permitirá maior velocidade e precisão durante o processo de medição”, explicao diretor da InstruEng, o engenheiro físico Daniel Cesar Braz.

Quando usada em áreas de risco para a habitação, a plataforma poderá prevenir catástrofes que envolvam a destruição de casas por meio do deslizamento de terra.

Como se trata de um monitoramento remoto – realizado à distância –a aplicação da tecnologia é bastante diversificada. “É um mercado amplo, com grande potencial de recursos e carência de tecnologias nacionais de instrumentação geotécnica”, destaca Braz.

Em fase de patenteamento, o projeto aguarda aprovação da Fapesp para entrar na fase final de desenvolvimento. O diretor da InstruEng explica que a parceria com o Instituto Inova viabiliza o relacionamento da empresacom universidades e institutos de pesquisa, enquanto a parceria com o grupo Encalso-Damha prevê o fornecimento de áreas para a realizaçãodos testes de medição que integram o projeto.

InstruEng

Incubada no Cedin desde janeiro de 2008, a InstruEng possui um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) composto por engenheiros e cientistas, o que possibilita o desenvolvimento de projetos integrando diversas áreas do conhecimento (computação, elétrica e eletrônica, automação e instrumentação, mecânica e materiais, criogenia, vácuoe ambientes especiais). Reconhecida como um centro de inovação tecnológica, a empresa oferece aos clientes – pequenas, médias e grandesempresas, universidades e institutos de pesquisa – soluções que necessitam da aplicação de alta tecnologia no desenvolvimento de projetospara os mais variados fins. A atuação compreende desde a fase de especificação, validação de conceitos e desenvolvimento do projeto até a captação de recursos destinados à inovação e patenteamento. Em três anos de atuação no mercado, a empresa já desenvolveu 50 projetos para clientes de todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *