Equipe

Conheça a equipe do Instituto Inova abaixo.

Marcelo Eugênio da Paz

Presidente 

Leia mais

Engenheiro Agrônomo, atua na Damha Agronegócios como gestor da Unidade de Aquisição de Terras e Gestão de Riscos na Aquisição. É responsável pela área de Relações Institucionais do Grupo Encalso Damha, tem vasta experiência em implantação de empreendimento urbanístico e espaços urbanísticos eco sustentáveis e ecobusiness, além de empreendimentos empresariais, sendo responsável pela implantação do Parque de 3ª Geração – Parque Eco Tecnológico Damha e Eco Esportivo Damha; atua na prospecção de novos negócios; especialista em gestão de relacionamentos estratégicos e relações institucionais; apoio à viabilização de negócios. Especialista na aquisição de terras para desenvolvimento do agronegócio; idealizador do Processo de Aquisição e Due Diligence da Damha Agronegócios. Atualmente, coordena o Projeto de Criação do Instituto Damha Agro Sustentável – IDAS e o Pilar de Inovação da Damha Agronegócios, além de atual Presidente do Instituto Inova, responsável pela gestão do Parque Ecotec Damha.

José Octávio Armani Paschoal

Diretor do Centro de Inovação

Leia mais

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia Metalúrgica, pela POLI/USP e doutorado em Engenharia Mecânica e Materiais pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP), durante 32 anos, onde teve, como principal foco nas suas atividades de pesquisas, desenvolvimento, inovação e formação de recursos humanos, temas relacionados à engenharia de materiais, energia e meio ambiente. No IPEN assumiu diferentes funções administrativas, como Chefe de Divisão, Departamento e a Diretoria da instituição.

Foi coordenador da Rede Nacional do MCTI do Programa de Células a Combustível. Foi membro do Conselho de Curadores da UFSCar.

Nos últimos 15 anos, trabalhando e pesquisando na área de materiais cerâmicos, passou a atuar fortemente junto às empresas brasileiras fabricantes de revestimentos cerâmicos, tendo assumiu a Presidência do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), que exerce desde 1998, contribuindo para o desenvolvimento da inovação e crescimento no setor. Em 2002, coordenou a implantação do Centro de Inovação Tecnológica em Cerâmica (CITEC), no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes.

Em 2007, participou da Equipe ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado de São Paulo, criada para desenvolver e implantar a Programa Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Com o crescimento das suas atividades junto às empresas brasileiras de base tecnológica, principalmente da região de São Carlos, assumiu, em 2008, a Presidência do Instituto Inova, que responde pela gestão do Parque Eco Tecnológico Damha (Ecotec Damha) e do seu Centro de Inovação, que incluiu, até 2012, a gestão de duas Incubadoras, em São Carlos e Araraquara. Como decorrência da experiência acumulada na gestão do Parque Ecotec Damha, vem participando da equipe do Núcleo de Gestão Tecnológica, da FEA/USP, no desenvolvimento de vários projetos, como o planejamento do Centro de Inovação de Votuporanga e do estudo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parque Tecnológico de São José de Rio Preto.

Bruna Maira Boa Sorte

Diretora de Novos Negócios

Leia mais

Advogada, especializada na formatação de parques tecnológicos. Especialista em Gestão Ambiental, com atuação na implantação, aprovação e gestão de Parques Tecnológicos Privados, desde 2006. Atua na criação e gestão jurídico-administrativa de entidades do terceiro setor. Atuou nas promotorias de justiça do Consumidor, Meio Ambiente e Criminal. Criou a associação Terras Altas, voltada ao fortalecimento das empresas dos setores hoteleiro, hospitalidade, gastronomia e serviços.

Foi advogada na área de contratos, segurança jurídica dos negócios, processo administrativo minerário, processo de concepção do Primeiro Parque de Terceira Geração do País (Parque Eco Esportivo Damha e Parque Eco Tecnológico Damha). Atuou como consultora na área de acompanhamento jurídico institucional no Centro Cerâmico do Brasil (CCB). Criação, segurança jurídica de negócios e elaboração de desenho jurídico para estabelecimento de parcerias público privada do Instituto Inova, que responde pela gestão do Parque Eco Tecnológico Damha (Ecotec Damha) e seu Centro de Inovação, e incluiu até 2012 a gestão de duas Incubadoras, em São Carlos e Araraquara.

Desenvolveu, conjuntamente, o processo de Certificação AQUA do Parque Eco Tecnológico Damha (primeiro parque tecnológico certificado Brasil). Trabalhou como membro da equipe contratada pela FUSP para desenvolver o projeto do Centro de Inovação de Votuporanga. Desenvolveu estudos e trabalhos para outros Parques tecnológicos no País, a serviço de alguns municípios brasileiro.

Em 2013 coordenou o projeto de Criação do Instituto Damha Agro Sustentável – iDas. Nas horas vagas, estuda o mercado do luxo e sensações. Durante sete anos ocupou o cargo de Diretora Jurídico Administrativa do Inova. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora de Negócios do Instituto Inova, cumulado com a função de responsável pela área jurídico administrativa e crescimento imobiliário do Parque.

Ana Carolina Segato Rizzatti

Gestora de Projetos

Leia mais

Bióloga formada pela FFCLRP-USP (1996) com mestrado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2000) e Doutorado em Ciência pela FFCLRP-USP (2004). Atualmente consultora do Instituto Inova (Coordenação de Projetos) e do CCB – Centro Cerâmico do Brasil (Projeto Carta-Convite MCT / MS / FINEP – Ação Transversal – Cooperação ICT`s empresas – Inovação em produtos Terapêuticos e Diagnósticos). Participação no ENCONIT-Biotec coordenado pelo MDIC em 2009; na BIO International Convention 2009 em Atlanta, na Biolatina 2008 – Biotechnology in Latin America, São Paulo; no XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas 2008 - ANPROTEC, entre outros.

Experiências anteriores na área mercadológica das empresas Organon, RW Genes e Biomol. Experiência de 2 anos em Incubadoras de Empresas (Projeto IncPar - Incubadoras de Base Tecnológica em Parceria para o Desenvolvimento de Novos Negócios - Chamada Pública MCT / FINEP / Ação Transversal PNI 09/2006), coordenado pela incubadora de empresas de Ribeirão Preto Supera, realizando neste projeto: Mapeamento das pesquisas em desenvolvimento nas universidades e municípios das incubadoras de Jaboticabal, Botucatu, Bauru e São José do Rio Preto e validação do potencial de transferência tecnológica; Apoio na prospecção de projetos com potencialidade para a geração de produtos/serviços inovadores; Apoio na elaboração dos Planos de negócios dos 80 projetos selecionados a participarem do programa IncPar; Identificação de parcerias estratégicas, oportunidades de projetos em C&T e identificação de oportunidades de captação de recursos públicos e privados; Prospecção Tecnológica em área de interesse das empresas das incubadoras participantes. Outras atividades realizadas para a Incubadora Supera: Coordenação do Grupo de Trabalho de Biotecnologia da Incubadora, responsável pelo repasse de informações ocorridas no setor para as 07 empresas de Biotecnologia; Participação, como consultora convidada, na avaliação dos pedidos de incubação, modalidade residência e pré-residência, e de empresas associadas da Incubadora, e na emissão de pareceres técnicos; Participação como membro e representante da Supera nas reuniões do Fórum de Competitividade da Biotecnologia, Ministério da Saúde - Comitê Nacional de Biotecnologia: trabalhos para a implantação da Política de Desenvolvimento Produtivo de Biotecnologia; Participação, representando a SUPERA como colaboradora, na estruturação e planejamento de diversos eventos, entre eles o ENCONIT-Biotec, organizado pelo MDIC e pela ABDI.
Consultoria para inovação de produtos ou captação de investimentos para as empresas Aroma Tropical, Zkitta Agrosoft, Quadex, Rio Pardo Bioenergia, Prest Vácuo, Pianowsky & Pianowisky dentre outros.

Cursos recentes: International Training Programme / Putting Ideas to work – Strategies for Innovation-led Sustainable Growth (VINNOVA – Swedish Governmental Agency for Innovation System) de 06 de setembro a 2 de outubro de 2009 (160 hrs) em Estocolmo, Suécia e de 07 a 12 de março de 2010 em Bangkok, Tailândia; Organização e participação em Redes de Negócios, em setembro de 2008, Aracaju – SE; Oficina de Patentes/INPI, Importação/SEBRAE-RJ, Empretec/Sebrae SP. Idiomas: Inglês avançado.

Luciene Aparecida Custódio

Gestora Financeira

Leia mais

Administradora de Empresas com pós-graduação em Direito Tributário. Atualmente é gestora financeira junto ao Instituto Inova e do Parque EcoTecnológico Damha, nas atividades contábeis e financeiros, planejamento orçamentário; coordenação e elaboração dos processos licitatórios de acordo com a lei  8666/93; membro da comissão de licitação.

Atuou no terceiro setor, área financeira, além de integração direta com a equipe operacional sendo o gestor responsável; negociação, elaboração e análise de contratos e convênios, junto a instituições públicas e privadas; acompanhamento da submissão de projetos de pesquisa junto a Órgão de Fomento; responsável pelo planejamento, gestão financeira e operacional dos projetos de pesquisa apoiados por agências de fomento como: FINEP, CNPq, CAPES, bem como a criação e implantação de procedimentos e políticas para as áreas de apoio; coordenação e elaboração dos processos de licitação para a contratação de bens e serviços de acordo com a lei 8666/93 e membro da comissão de licitação; elaboração e condução dos procedimentos relativos aos processos de importação, com base na lei 8010/90.

Bruna de Moraes

Gestora de Eventos & Projetos

Leia mais
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.

Fátima Bonora

Serviços em Geral

Leia mais

Experiência profissional como representante comercial, produção fabril, doméstica e faxineira. Trabalha no Instituto Inova desde janeiro de 2014.

Ivone Aparecida dos Santos

Secretária

Leia mais

Auxiliar técnico de contabilidade com experiência como Assistente Administrativa e vendedora