Gestão e Governança do Parque Ecotec Damha

O Instituto Inova tem por missão transformar conhecimentos científico e tecnológico em riqueza, renda e emprego de alto valor agregado, por meio da geração de negócios Inovadores e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento sócio, econômico e ambiental do país.

O modelo de governança e gestão do Instituto Inova/Parque Ecotec Damha encontra amparo numa política orientada por quatro valores: Ética; Transparência; Cooperação e Pro-atividade.

Ancorado nos preceitos constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, o modelo de governança do Instituto tem como instrumento superior o Estatuto Social.

Estatuto Social

O Estatuto Social do Instituto Inova estabelece parâmetros para a atuação da entidade e define os objetivos, responsabilidades e razão social. Define, também, a atuação e responsabilidade dos membros de sua diretoria executiva, administração, conselho deliberativo, conselho fiscal e estabelece a política adotada em relação aos diferentes tipos de associados.

Por definição, o Instituto Inova é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem por finalidade específica contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de inovação em parques tecnológicos, atuando como agente de integração entre as universidades, institutos de pesquisa, poder público nas esferas federal, estadual e municipal e empresas de base tecnológica e voltadas à inovação, bem como aquelas que participam de sua cadeia produtiva, visando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.

Baixe o estatuto do Instituto Inova

Estrutura Organizacional do Instituto INOVA

  • Diretoria executiva: composta por um presidente e um vice-presidente, eleitos em Assembleia Geral de Associados;
  • Diretoria Jurídico Administrativa: subordinada à presidência e com atribuição de segurança jurídica das ações do Instituto Inova/Parque Ecotec Damha, estabelecimento de parcerias, desenvolvimento de arranjos para Inovação, outros;
  • Gerência de Gestão de projetos: subordinado à presidência e com atribuição de suporte à gestão de projetos;
  • Gerência de Gestão da Comunicação: responsável pela comunicação institucional e de projetos, pela produção e edição de conteúdo e pela assessoria de imprensa.
  • Gerência Financeira: responsável pela administração financeira da instituição.

Órgãos da Administração

GESTÃO E GOVERNANÇA DO PARQUE ECOTEC DAMHA

O Instituto Inova, gestor do Parque Ecotec Damha, tem por missão transformar conhecimentos científico e tecnológico em riqueza, renda e emprego de alto valor agregado, por meio da geração de negócios Inovadores e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento sócio, econômico e ambiental do país.

O modelo de governança e gestão do Instituto Inova/Parque Ecotec Damha encontra amparo numa política orientada por quatro valores: Ética; Transparência; Cooperação e Pró-atividade.

Nossa estrutura organizacional permite o estabelecimento de parcerias com outros parques da região, universidades, centros de pesquisas e fundos de investimentos. As empresas instaladas no Parque podem interagir com os atores desses sistemas com o objetivo de promover a troca de informações e conhecimento.

Nosso ambiente institucional é formado por governos (federal, estadual e municipal); empresas (micro e pequenas empresas de base tecnológica) e outras empresas (de médio e grande porte, intensivas em tecnologia e Inovação; universidades, centros de pesquisa, agências de fomento, fundos de investimentos, associações entre outros.

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO INSTITUTO INOVA

  • Diretoria executiva: composta por um presidente e um vice-presidente, eleitos em Assembleia Geral de Associados;
  • Diretoria Jurídico Administrativa, subordinada à presidência e com atribuição de segurança jurídica das ações do Instituto Inova/Parque Ecotec Damha, estabelecimento de parcerias, desenvolvimento de arranjos para Inovação, outros;
  • Gerência de Gestão de projetos, subordinado à presidência e com atribuição de suporte à gestão de projetos;
  • Gerência de Gestão da Comunicação: responsável pela comunicação institucional e de projetos, pela produção e edição de conteúdo e pela assessoria de imprensa.
  • Gerência Financeira, responsável pela administração financeira da instituição.

 

 

Órgãos da Administração

De acordo com o Estatuto Social, a administração do Instituto Inova/Parque Ecotec Damha é formada por cinco órgãos colegiados: a Assembleia Geral dos Associados, o Conselho Deliberativo, o Conselho Técnico Científico, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva.

Assembleia Geral dos Associados

A Assembleia é o órgão soberano do Instituto Inova e é constituída dos Associados, representados por seus dirigentes máximos ou seus representantes legais, em pleno gozo de seus direitos e deveres.

Conselho Deliberativo

Compete ao Conselho Deliberativo, além das demais atribuições previstas no Estatuto Social da Entidade, contribuir para elaboração e acompanhamento das diretrizes do Instituto Inova, cuidar do cumprimento das disposições do Estatuto, solicitar informações, responder e rever os atos da Diretoria Executiva e zelar pela Instituição.

Conselheiros:

Auro Ninelli

Pedro Siena Neto

Patrícia C. Aguiar

José Francisco Pellegrino

 

 

Conselho Fiscal

Conselheiros 

Clécio Aragão Biscassi

Ednéa Casagrande Pinheiro

Jorge Sampaio

Paulo A. Piccolli

Luiz Antonio

Henrique Piccin

 

 

Diretoria Executiva

Marcelo Eugênio da Paz

Renaldo Massini Junior