Parque Ecotec Damha

São Carlos tem um ambiente voltado à geração de negócios, inovação e desenvolvimento do empreendedorismo

O Parque Ecotec Damha é um empreendimento voltado a geração de negócios com valor agregado, promoção da ciência, tecnologia e inovação. Parques tecnológicos são espaços que oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral). Esses ambientes propícios para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (EBT´s), Empreendedorismo e Inovação transformam-se em locais que estimulam a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas.

O Inova, criado pelo Grupo Encalso Damha, desde meados de 2006 trabalha na concepção e implantação de um parque tecnológico e hoje este Projeto é uma realidade, com cada vez mais empresas se instalando e operando no Parque Ecotec Damha.

Dentre os vários requisitos para concepção de ambientes de negócios e inovação, o Parque Ecotec Damha é o primeiro Parque Tecnológico privado do país. Para que isso se tornasse uma realidade, o apoio do Grupo Encalso Damha e dos Associados e Parceiros foi fundamental.

Condomínio I Ecotec Damha

O empreendimento é um projeto da Damha Urbanizadora, uma empresa do Grupo Encalso Damha e faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, programa lançado pela Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo e viabilizado por meio de parcerias público-privadas e recursos de órgãos e agências de fomento do Governo Estadual, Federal, da Prefeitura de São Carlos e de diversas Universidades e Institutos de Pesquisa.

O Parque Ecotec Damha é gerido pelo Instituto Inova, conta com um Centro de Inovação, com dois condomínios empresariais e com o CITESC (Centro de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde de São Carlos).

A localização do Parque é estratégica: próximo ao campus da UFSCar, da unidade da Embrapa Agropecuária Sudeste, de um centro tecnológico da TAM e da fábrica Tecumseh. Fica, também, a 5 minutos do centro da cidade de São Carlos, dos campi da USP – São Carlos, da unidade da Embrapa Instrumentação e do campus da Unicep. Próximo ao Parque também ficam os campi da Unesp de Araraquara e de Rio Claro. Além disso, o Parque está localizado a 100 km de Ribeirão Preto, 120 km de Campinas e 240 km de São Paulo.

O projeto do Parque Eco Tecnológico Damha é integrado ao Parque Eco Esportivo Damha – um complexo imobiliário de 12 milhões de m², onde 3,6 milhões são de área totalmente preservada, o que envolve a identificação e catalogação de espécies da fauna e flora nativa. Além de condomínios residenciais, trilhas ecológicas, ciclovia, hípica, restaurante internacional, centro de eventos e o Damha Golfe Club (com um projeto moderno e a alta tecnologia empregada no setor), considerado pela revista americana Golf Digest, o 3º melhor Campo de Golf do Brasil. Um empreendimento que atingiu a perfeita interação entre o convívio com a natureza, lazer, inovação, negócios e a arte de morar e viver bem.