Vantagens

Localização

O Ecotec Damha está localizado na cidade paulista de São Carlos, polo tecnológico que reflete a alta concentração de universidades, centros de pesquisas, recursos humanos qualificados, empresas de base tecnológica e uma sólida rede de apoio logístico e empresarial em torno do município. Segundo a Prefeitura, há na cidade um doutor para cada 180 habitantes. No Brasil, a relação é de um doutor para cada 5.423 habitantes.

São Carlos é internacionalmente conhecida como um importante centro formador de profissionais altamente qualificados egressos dos mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação oferecidos na cidade. Seus indicadores de desenvolvimento científico, econômico e social estão entre os melhores do país, o que torna o ambiente propício para a instalação de empreendimentos inovadores, baseados em projetos de pesquisa, desenvolvimento e de inovação.

Com universidades de renome (USP, UFSCar, UNICEP), dois centros de pesquisa da Embrapa (Instrumentação e Pecuária Sudeste), 4 multinacionais (Faber Castell, Tecumseh, Volkswagen e Eletrolux) e mais de 200 empresas de base tecnológicas, a cidade tem uma média anual de registros de patente de 14,5 por 100 mil habitantes. No país, essa relação é de 3,2 patentes por 100 mil habitantes. São Carlos é hoje um dos motores de conhecimento no Brasil, matéria prima indispensável no século 21.

Valorização

O Parque Ecotec Damha tem muitos diferenciais perante aos demais Parques Tecnológicos existentes, principalmente por incorporar as questões de sustentabilidade às edificações de modo a minimizar os impactos e colaborar com a preservação ambiental.

O Parque Ecotec prioriza empresas que fazem uso do desenvolvimento de pesquisas, de apoio, de serviços e produção, que se enquadrem nas categorias: sem risco ambiental, ou empresas de risco ambiental leve, de baixo grau de nocividade e médio grau de incomodidade, conforme definido na lei 5.597/87 do Estado de São Paulo e demais disposições legais. Empresas voltadas a transformar conhecimento em desenvolvimento, em especial àquelas ligadas à criação de tecnologias da informação, da comunicação, formas e processamento de energia, biotecnologia, eletrônica, instrumentação, serviços, meio ambiente e agronegócios, entre outros.