Equipe que desenvolveu dispositivo educacional é a grande vencedora do “Sua Ideia Na Pratica”

Após cinco semanas de muito trabalho e desenvolvimento de grandes projetos empreendedores, na última semana, aconteceu no Auditório da Escola de Engenharia de São Carlos, ESC -USP, o encerramento da competição nacional “Sua Ideia na Pratica”, que se iniciou no dia 30 de abril, pela primeira vez no Brasil e em São Carlos. Três equipes foram vencedoras apresentando projetos inovadores que contribuirão com o desenvolvimento tecnológico e empreendedor do país. São elas: Ciencequipe, DeltaLoki e Fauna.

 

A diretora jurídico-administrativa do Instituto Inova, gestor do Parque Ecotec Damha, Bruna Boa Sorte, além de mentora também foi uma das juradas do time do evento. Segundo ela, o critério de avaliação foi através da visão de um investidor. “O pitch (apresentação sumária da ideia) deveria proporcionar à equipe de jurados o maior número de informações e subsídios de um negócio viável, de forma a ser inserido no mercado, com propósito e lucro”, disse. Sobre as equipes campeãs, Bruna explicou que, por sorte, foram as equipes em que mais dedicou o seu tempo durante a competição. “Tive o privilégio de conhecer as ideias, os propósitos dos participantes. Acredito que o primeiro lugar é um grande negócio e que pode ser levado ao mercado. Como a competição é de curto tempo, será necessário, agora, lapidar o negócio, ajustá-lo às expectativas de mercado (clientes e investidores) e ir a campo”, explicou.

 

Parte da equipe vencedora, Ciencequipe, o aluno do 5º ano de Física da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Leonardo Martins Amaral, disse que o desenvolvimento do projeto envolveu muito trabalho de equipe e estudos contínuos. Tivemos um embasamento teórico muito grande, devido às nossas leituras e colocamos a ‘ideia na prática’ nessa oportunidade, através de um novo conceito que vai mudar a maneira das pessoas encararem as aulas particulares, com o intuito de ser algo com mais aprendizado e menos obrigação”, afirmou o aluno vencedor. Segundo ele, o trabalho é aplicado primeiramente aos professores ainda sem muita experiência. “Nosso material desenvolvido estará acessível ao aluno e ao professor 24 horas por dia e se o professor for embora, por exemplo, o aluno não terá que ficar esperando ele voltar para tirar suas dúvidas. A medida que ele vai acessando o site, ele vai dando um ‘feed back´ao professor e vice e versa. Assim vai fluindo o estudo”, comentou Amaral reforçando que o projeto já possui 180 currículos de professores cadastrados e já está virando um sucesso. “Agora com mais experiência trabalhada pelos nossos mentores do evento e com as monitorias de grandes profissionais de renome nacional que ganhamos como campeões, vamos agenciar esses professores, oferecendo um treinamento de venda para eles conquistarem o mercado”, finalizou.

De 15 projetos apresentados, no “Sua Ideia na Pratica”, no entanto, oito foram demandas educacionais. “Sem dúvida o que o Brasil necessita é de bons projetos na área de educação. Nesse sentido, a competição trouxe, na prática, esta preocupação, haja vista o número de projetos nesta área”, disse Bruna. Ela explica que algumas das ideias já existem no mercado e agora necessitam de mais tempo de estudos para se tornarem projetos inovadores. Sendo assim, é necessário maior dedicação e compartilhamento de ideias e vivência. “A educação deve ser prioritária no nosso país e uma ferramenta para isso é a inovação. No entanto, para que consigamos fazer inovação e gerar novos negócios, riqueza e qualidade de vida para o indivíduo, cidadania, é necessário que as pessoas estejam engajadas, dispostas, empreendedoras e com propósitos”, afirmou.

 

Lucas Luchessi, já participou de duas competições de empreendedorismo a nível nacional e foi vencedor, com sua equipe, de um. Presente como espectador no encerramento, ele explicou que o empreendedorismo é um conceito ainda um pouco difundido no Brasil. “Eventos como esse já oferecem algumas noções aos estudantes de uma possibilidade de carreira que eles não estão em contato com o dia a dia deles e, aqui, eles mostraram, buscaram parceiros e colocaram as ideias no papel”, disse.

 

“Participar da competição, para mim, foi uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista do aprendizado, como do relacionamento com jovens empreendedores. Acredito que devemos estimular crianças, jovens, adultos e idosos a empreender, pensar fora da caixa, descobrir-se em experiências antes nunca vivida. Só assim o ser humano evolui e todos ganham, a sociedade, as pessoas, você e eu”, finalizou Bruna Boa Sorte.

(Instituto Inova)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *