Artigo escrito por Blog da Trilha Desenvolvimento, de Lia Amorim, Camila Zanca e Jéssica Dias, consultoras da Trilha e instrutoras da Trato Treinamentos e parceiras do Instituto Inova.
A inovação é importante para que as organizações evoluam de acordo com as demandas do planeta. Sem inovar, nem os setores mais tradicionais conseguem acompanhar o desenvolvimento do mercado.
A pergunta que fica é: qual a melhor forma de seguir as tendências sem descaracterizar a empresa? Veja 5 dicas práticas para inovar com coerência.
1- Incentive a troca de ideias
A construção do novo é coletiva. Portanto, o compartilhamento precisa ser estimulado entre os funcionários. E nada de rivalidades ou rixas, pois isso só desestabiliza a empresa.
2- Ouça mais
Para que a troca de ideias exista, é necessário saber ouvir. Você sabe o que os colaboradores da empresa pensam? Você conhece suas ideias? Aprenda a ouvir e novidades surgirão.
3- Estimule a interdisciplinaridade
Como descobrir o caminho da inovação se não houver interação entre os setores? Alinhamentos entre setores ampliam a visão sistêmica e promovem soluções muito mais ricas.
4- Não julgue antes de testar
Antes de tentar adivinhar o resultado de uma determinada ação, teste-a primeiro. Muitas vezes não seguimos em frente com projetos inovadores por receio de que eles deem errado. Mas como saber disso sem antes tentar? Faça pesquisas e testes.
5- O que os clientes pensam?
Para definir a direção das inovações é preciso conhecer o ponto de vista dos clientes. Nunca se esqueça: o sucesso de qualquer negócio depende da satisfação de seu público.
Essas dicas devem ser incorporadas ao dia a dia da empresa, pois quanto maior a colaboração, maior a probabilidade de desenvolvimento do negócio.