Instituto Inova recebe representantes de um dos maiores fundos de investimento de base tecnológica do país

Nesta segunda-feira (11/05), representantes do Criatec2, fundo de investimento responsável por fomentar o empreendedorismo em inovação no Brasil, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, visitaram o Instituto Inova, gestor do Parque Ecotec Damha, para conhecer de perto a estrutura e fomentar futura parceria.

Recebido pela diretora jurídico-administrativa do Instituto Inova, Bruna Boa Sorte, o consultor regional do Criatec2, Rodrigo Comazzeto, explicou que a visita visa estabelecer uma relação de estímulo para as empresas instaladas no Parque. “Nosso objetivo é buscar empresas de base tecnológica para investimento e os Parques Tecnológicos concentram boa parte delas. Por isso, viemos mostrar o nosso trabalho e conhecer de perto o Parque Ecotec Damha, uma vez que desenvolvemos projetos para empresas que contam com equipes altamente qualificadas e excelente potencial de retorno”, disse Comazzeto se referindo às empresas do Parque.

Para Bruna, a reunião foi uma oportunidade de iniciar uma parceria diferenciada com objetivo de agregar valor às empresas do Parque, tornando-as mais competitivas. “É muito importante a aproximação do Inova com fundos de investimento e, este, é muito bem estruturado e com um time especializado. Além disso, eles possuem uma rede robusta de contatos e relacionamentos em diversos setores da economia brasileira e grandes parceiros investidores”, salientou.

A Diretora explica também que o Inova acredita que o capital de relacionamento valoriza e incentiva uma empresa a estabelecer alianças estratégicas para ampliar sua presença no mercado e promover sua sustentabilidade e competitividade. “Nossa ideia é criar eventos em que possa haver trocas de experiências e sinergias com estes fundos geradores de capital, que promovam uma cultura de confiança recíproca e consequentemente alavanca a geração de valor. Vamos aprofundar essa questão com o Criatec 2”, comentou.

“Buscamos ser um ‘catalizador’ de sucesso do Parque Ecotec Damha”, finalizou Comazzetto.

Sobre o Criatec2

Em setembro de 2013, o BNDES anunciou a escolha da Bozano Investimentos como Gestora Nacional do FIP CRIATEC 2. A estrutura de gestão do CRIATEC 2 conta ainda com a Triaxis Capital como Assessora Operacional e também seis Gestores Regionais nas seguintes regiões de atuação: Região Sudeste, Região Sul, Região Centro-Oeste e Região Nordeste.

O Fundo CRIATEC 2 tem um Capital Comprometido de R$ 186 milhões com o objetivo de investir em aproximadamente 36 empresas. Sua duração prevista é de 10 anos, sendo que os quatro primeiros, referem-se ao Período de Investimentos. Durante este período, os gestores terão a missão de utilizar os recursos do CRIATEC 2 para investir em empresas inovadoras com faturamento líquido anual inferior a R$ 10 milhões auferidos no ano imediatamente anterior à aprovação do investimento pelo Fundo, de forma a promover a sua capitalização e crescimento acelerado. Além disso, os gestores terão como objetivos a implementação de boas práticas de gestão e o incremento da governança corporativa nas empresas investidas.

Os setores alvo do CRIATEC 2 são: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Agronegócios, Nanotecnologia, Biotecnologia e Novos Materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *