Instituto Inova recebe representantes do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo

O Instituto Inova foi sede de uma apresentação, na tarde de quinta-feira, 30 de setembro, de representantes do SEESP (Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo) com o tema “Ciência e Tecnologia”. O objetivo do encontro foi debater projetos, pontos de atuação conjunta e possibilidade de negócios e parcerias entre as duas instituições.

A reunião, que contou com a presença de representantes do SEESP e do Instituto Lobo para o desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia, também apresentou o projeto da IES (Instituição de Ensino Superior), vinculada ao sindicato, e sua possível parceria com o Instituto Inova e o Parque Eco-Tecnológico Damha.

“Atualmente, o projeto da IES já está bem avançado, todavia, por conta da relação próxima com São Carlos (devido ao grande número de profissionais que saíram da cidade e atualmente estão ligados a este projeto, bem como ao perfil inovador da cidade) há a possibilidade de firmarmos parcerias para que a IES esteja no município. E o Instituto Inova seria o parceiro ideal para isso, pois trabalha de acordo com a política do SEESP”, afirmou o Antônio Octaviano, coordenador geral do projeto.

Com o lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, o SEESP foi convidado a participar do programa como colaborador, devido à sua atuação em diversas áreas estratégicas para o crescimento do país. Após um estudo do panorama da engenharia no Brasil, houve a constatação de que faltavam profissionais no mercado. Além disso, existia uma carência no acompanhamento dos engenheiros já formados. Com isso, foi lançado o projeto da IES, uma instituição de ensino específica para engenheiros.

“O projeto tem foco na graduação continuada e visa utilizar o networking do SEESP, que possui uma excelente rede de contatos. Além disso, através do contato direto com os profissionais e representantes da área, podemos entender as demandas e trabalhar da melhor forma para saná-las, sempre levando à soluções inovadoras”, explicou Roberto Leal Lobo e Silva Filho, presidente do Instituto Lobo.

A instituição, por sinal, tem papel fundamental no projeto. Além de ser especializada nas áreas de educação, ciência e tecnologia (voltadas para a geração e divulgação de conhecimento) através de pesquisas e cursos desenvolvidos pelo seu corpo de gestores e consultores associados, fará a gestão pedagógica da instituição.

A ideia é que a IES tenha autonomia e crie uma estrutura, em conjunto com o SEESP, capaz de atender a todos os profissionais da área, mantendo uma constante capacitação para engenheiros, com foco em inovação e sustentabilidade. Para que esses objetivos sejam alcançados, o SEESP pretende criar uma rede de parceiros e vê o Instituto Inova como um dos mais promissores.

O objetivo da IES é atuar em áreas não cobertas pelos cursos de engenharia oferecidos, atualmente, no país, de forma a melhorar o nível dos profissionais graduados e incentivar a inovação na área. “Os alunos estudarão em tempo integral e serão selecionados de acordo com sua vocação, para desenvolver suas competências nos Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico que será instalado no IES”, finaliza Lobo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *