Negócios Sociais: qual a sua importância e como crescem tão rápido?

Negócios Sociais: o que são e como crescem tão rápido?

Segundo um levantamento do Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2018 o país possuía mais de 800 negócios de impacto social. Atualmente já são mais de 1000, sendo que mais da metade deles não possui nem 3 anos de existência.

O conceito não é novo, mas o termo “negócios sociais” foi primeiramente usado por Muhammed Yunus, fundador do Grameen Bank, primeiro banco do mundo especializado em microcrédito e foi concebido em 1976. Desde a década de 70, as gerações de empreendedores passaram a se preocupar não apenas com o lucro de sua empresa, mas também com questões ambientais e socioeconômicas. De lá pra cá, essa conscientização aumentou exponencialmente e hoje muitas empresas a usam como diferencial na hora de vender e comercializar seus produtos e serviços. 

Muito mais do que uma jogada de marketing, as novas startups já nascem com essa essência em seu DNA, a necessidade de fazer do mundo um lugar melhor, de tornar a vida das pessoas melhor. Enquanto algumas possuem projetos paralelos que apoiam usando parte do lucro, outras possuem seu propósito no core business, o produto principal por si só já contribui para algum tipo de desenvolvimento socioambiental ou econômico.

No Brasil temos vários exemplos de empresas sociais que souberam adaptar a realidade do Brasil ao seu negócio. Duas delas são bastante conhecidas: CRÉDITO PÉROLA

O Pérola é um sistema de crédito inspirado pelo Grameen Bank, que tem como objetivo principal conceder crédito produtivo da maneira mais acessível e democrática possível, nas palavras da própria instituição. A empresa acredita no crescimento conjunto com seus clientes, apostando no crédito justo e transparente; se o cliente consegue o empréstimo em condições aceitáveis com juros baixos, o negócio cresce, a inadimplência é baixa e o Pérola pode fazer novos empréstimos ajudando mais empresas no seu desenvolvimento. 

 

AMBAR
A Ambar Tech é uma empresa do ramo de construção civil que tem como propósito construir moradias populares com o menor desperdício possível, através da transformação de todas as partes que compõem uma obra em “peças”. Com as casas pré-montadas, é possível calcular a quantidade exata de material que será utilizado, o que, além de tudo, resulta em uma grande economia de trabalho e tempo. Além disso, a empresa também investe em sustentabilidade, através da instalação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia e sistemas de reúso de água em suas construções.

Devido ao rápido desenvolvimento tecnológico que experienciamos hoje, muitas empresas que se utilizam dela têm potencial para crescer muito rápido devido à possibilidade de escalar seus produtos ou serviços; mas isso muitas vezes não acontece pela falta de experiência dos empreendedores. Quando falamos de startups, muitos dos fundadores são jovens, ainda na casa dos 20 ou início dos 30 anos, que entendem muito sobre tecnologia mas pouco sobre gestão de negócios. É nesse ponto que entram as ACELERADORAS. Aceleradoras são empresas “cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e rápido crescimento de startups, ajudando-as a obter novas rodadas de investimento ou a atingir seu ponto de equilíbrio (break even), fase em que elas conseguem pagar suas próprias contas com as receitas do negócio”. As aceleradoras trabalham principalmente com programas de mentorias e exercícios práticos, fazendo com que os empreendedores não fiquem só na teoria. Elas também auxiliam quando a empresa se encontra pronta para escalar o produto ou serviço está madura o suficiente para captar investimentos (inclusive internacionais). 

No Brasil hoje temos diversas empresas com programas de aceleração, mas algumas se destacam pela especialização em negócios sociais. Entre os principais programas de aceleração de empresas sociais estão os programas da Artemísia, do Instituto Ekloos e da Quintessa.

 

ARTEMÍSIA

O programa intensivo tem duração de 6 meses e desafia empreendedores(as) a testar modelos de negócio e refinar o impacto social de sua solução em um ambiente de cocriação e colaboração com outros(as) empreendedores(as), mentores, parceiros e investidores da rede Artemisia. Podem se inscrever empreendedores de todo o país, porém é preciso fazer um processo de seleção, onde serão analisados 

o comprometimento da equipe com o negócio, o impacto social causado, o potencial de escala e estágio de maturidade da empresa. 

Para mais informações sobre o programa, entre na página da ARTEMÍSIA:

 

artemisia.org.br

 

 

INSTITUTO EKLOOS

O programa de aceleração da Ekloos contempla ONGs, Negócios Sociais ou com a Área de Responsabilidade Social das empresas, atuando em 4 frentes: Aceleração Social, Projetos de RS, Tecnologia e Comunicação. Os números chamam bastante a atenção: foram 53

iniciativas de impacto social acelerada, 199 gestores e colaboradores acelerados e 2,7 milhões

de pessoas impactadas com ações em 2020.

Para mais informações, consulte o site da EKLOOS: 

 

ekloos.org

 

QUINTESSA Os programas de aceleração da Quintessa é focado em estruturar a gestão e impulsionar o crescimento de negócios de impacto. Eles possuem diversas opções para os empreendedores, de acordo com o estágio de maturidade de cada empresa e cada programa foca em um momento de desenvolvimento: validação de modelo de negócio escalável, auxílio no crescimento inicial, ajudando nas etapas de vendas e precificação, estruturação da gestão para crescimento do negócio e definição da estratégia de expansão para ganho de escala. Cada um dos programas tem um período de trabalho, que vai de 4 meses até 1 ano. 

 

Para mais informações, entre no site da Quintessa:

 

quintessa.org.br

 

 

A Ambar Tech foi residente do Instituto Inova. Ficamos muito orgulhosos de termos sido parte desse crescimento e ver a empresa crescer com um propósito que se alinha tão bem com o nosso nos enche de orgulho.  Nós apoiamos fortemente as empresas que possuem em sua essência um propósito social, uma vontade sincera de ajudar pessoas e melhorar o mundo. Traga seu projeto social, sua ong ou sua startup para nossa sede, vamos conversar e encontrar maneiras de fazer com que a sua empresa prospere e possa ajudar outras a seguirem o mesmo caminho.

 

Agende seu horário!

Aguardamos seu contato!

 

fontes: 

napratica.org.br/

ambar.tech/

creditoperola.digital/

agenciabrasil.ebc.com.br

 

#institutoinova

#comunidadeempreendedora

#conexãoinova

#vemproinova

#empreendedorismosocial

#startupsocial

#negociossociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *