Parque Ecotec Damha disponibilizará veículos elétricos ecológicos para a Reunião Anual da SPBC

Com grande exclusividade em São Carlos e em um dos maiores eventos de inovação do país, o Parque Ecotec Damha, por meio do seu gestor, o Instituto Inova, vai disponibilizar durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, dois ônibus elétricos e ecologicamente corretos, que vão trasladar os participantes entre as Universidades (USP e UFSCar) e o complexo Damha.

Decisão foi tomada nesta terça-feira (30/6) em visita ao Parque Ecotec do diretor de Relações Governamentais e Marketing da BYD Brasil, Adalberto Maluf e o engenheiro da Hytron – Energia e Gases Especiais, Daniel Lopes e o representante do Centro Nacional de Referência em Energia di Hidrogêcnio (CENEH), Dr. Newton Pimento.

Além dos ônibus, o stand de 48m² do Parque Ecotec Damha na EXPOT&C SBPC, que acontece de 13 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar, vai contar também com um carro elétrico que estará exposto para o público do evento. “ Somos fabricantes de novas tecnologias e líder no setor de energias renováveis e mobilidade elétrica em todo o mundo. Então para nós, é um privilégio trazer alguns de nossos projetos, pois acreditamos que tem tudo a ver com o momento que Brasil vive hoje”, disse Maluf. Segundo ele, a BYD também é pioneira em painéis solares, com módulos convencionais ou os mais novos, chamados “Double Glass” e sistemas de armazenamento de energia. “A vinda desses veículos na SBPC vai dar a oportunidade aos estudantes, pesquisadores e empresários de conhecerem a complementariedade dessas soluções em função do contexto hoje brasileiro, dotado pela escassez de energia”, disse.

Um dos veículos, o chamado K9, com capacidade para transportar aproximadamente 40 pessoas é o ônibus elétrico mais vendido no mundo e, hoje, uma das maiores licitações em outros países. Este, terá servirá de transporte público para os participantes do evento e fará o trajeto entre a USP e a UFSCar. Já o K7, o micro-ônibus, mais utilizado em operações de transporte executivo e escolar, tem capacidade de comportar aproximadamente 20 pessoas e levará os participantes da UFSCar para conhecer e vislumbrar a beleza do complexo Damha, passando pelo Parque Ecotec e pelo Parque Eco Esportivo.

Já o carro elétrico, chamado de E6 que ficará no stand do Parque Ecotec, Maluf disse ser o carro com maior autonomia do mundo e utilizado como taxis e carros de polícia em vários países. “Com esses três modelos, poderemos trazer a São Carlos, que é um centro de desenvolvimento tecnológico muito importante do Brasil e que agrega além de grandes centros de pesquisa e Universidades, o Parque Ecotec Damha, um Parque de 3ª Geração e gerido pelo conceituado Instituto Inova, a prática de que o Brasil tem muito a crescer nessa área energética, por ter, além do nordeste, o oeste paulista, com a cidade de São Carlos, cuja característica é de uma das localidades com maiores incidências de Sol”, complementou Maluf reforçando que tais tecnologias estão barateando cada vez mais.

Para o diretor de Inovação do Parque Ecotec Damha, José Octavio Armani Paschoal, essa parceria com a BYD, está sendo construída há tempo, e agora está mais forte com o evento da SBPC. “ O foco do nosso Parque é a sustentabilidade e, junto com a Hytron, também teremos aqui instalados 15 quilowatts de painéis solares. Ou seja, atrelado às soluções de sustentabilidade ambiental, essa conexão com a vinda desses veículos nesse evento que São Carlos sedia pela primeira vez, vamos atrair muitas pessoas da área para mostrar essas possíveis tecnologias realizadas por essa grande empresa. Será uma oportunidade única para a cidade” finalizou Paschoal.

Participação

Com o tema “Luz, Ciência e Ação”, a 67ª Reunião Anual da SBPC será sediada na Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar e o Instituto Inova, gestor do Parque Ecotec Damha, garantiu o espaço para participar da Expotec, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

“Nosso estande mostrará aos convidados e participantes a importância de ter um Parque Ecotec crescendo ao lado das principais instituições de pesquisas e Universidades do país. Trata-se de um Parque inovador: primeiro parque tecnológico privado do Brasil e primeiro a fazer parte de um complexo de terceira geração, que alia moradia, lazer e trabalho num mesmo espaço”, disse Paschoal.

(Instituto Inova)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *