Por um ambiente de trabalho mais harmônico!

 

Artigo escrito por:  blog da Trilha Desenvolvimento, de Lia Amorim, Camila Zanca e Jéssica Dias, consultoras da Trilha e instrutoras da Trato Treinamentos.

Conviver é uma obrigação para quem vive em sociedade. O tempo todo precisamos interagir com diversos tipos de grupos, compartilhando nossa existência com outros seres humanos. Quanto mais desenvolvemos nosso lado sociável, mais sintonia criamos em nossos espaços de convivência.

Alguns sociólogos tem estudado uma patologia do mundo contemporâneo: a individuação do ser humano. No mundo profissional, isso acontece principalmente com aqueles que trabalham em homeoffice ou de maneira independente. Mas mesmo sendo autônomo, é necessário buscar interações. Também existem casos em que mesmo estando em meio a muitas outras pessoas, alguns indivíduos agem como se não houvesse mais ninguém. Cuidado: não vivemos em uma ilha deserta!

Como podemos transformar os locais de convivência em espaços mais harmoniosos? Bom, num primeiro momento é preciso entender que vivemos em um mundo em que o coletivo faz parte da nossa rotina. Neste contexto, ser alguém agradável pode ser um pré-requisito para boas oportunidades. Vamos sair de nossas bolhas e tentar nos aventurar nos desafios do espaço coletivo?

Então vamos!

 

1- Respeite.

Cada indivíduo foi educado de uma forma. Cada indivíduo tem um conceito diferente sobre o que é certo ou errado. Cada um de nós apresenta comportamentos que foram construídos ao longo das experiências. Aprenda a respeitar visões diferentes das suas.

 

2- Tenha empatia.

Você não faz ideia do que aquele indivíduo que senta ao seu lado durante o expediente está passando na vida. Portanto, tenha empatia sempre. Nem todos os dias são bons e felizes. Nem todos os dias são tristes e melancólicos. Pode ser que um colega não te dê bom dia amanhã, pode ser que depois de amanhã ele esteja com um sorriso, pode ser que não. E está tudo bem, pois somos seres humanos, certo? Procure ser empático sempre.

 

3- Não reverbere fofocas.

“Nooossa, sabe o que aconteceu com o Fulano?” Definitivamente, não seja essa pessoa. E nem seja a pessoa que está ouvindo e dando corda. Boatos e fofocas só ajudam a espalhar desentendimentos em seu ambiente de trabalho – fora dele também, a propósito.

 

4- Seja sincero.

Não gostou de alguma coisa que o seu colega fez e continua incomodado com isso? Então encontre uma forma saudável de expressar. Mal entendidos podem crescer e piorar se não forem tratados.

A convivência pode não ser tão simples, mas cada um pode (e deve!) fazer a sua parte. Contribuir para transformar o ambiente de trabalho em um lugar harmônico é um compromisso de todos nós. E aí, preparado?

 

 

 

 

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