Primeira empresa instalada no Parque Ecotec Damha já promete expansão para mais dois prédios

Primeira-empresa-instalada-no-Parque-Ecotec-Damha-ja-promete-expansao-para-mais-dois-predios_mediumA primeira empresa instalada no Parque Ecotec Damha, gerido pelo Instituto Inova, o Instituto de Materiais Tecnológicos do Brasil Ltda (MIB), é hoje, a principal prestadora de serviços na área de Engenharia de Materiais no Brasil e vai expandir em 2016.

Atualmente, com um prédio de mil metros quadrados, a empresa pretenderá duplicar em mais dois terrenos para a criação de um Laboratório de Integridade Estrutural na realização de ensaios estruturais de grande porte. “Começamos há dez anos e fomos os primeiros a construir e operar aqui dentro do Parque Ecotec Damha. A partir de então, vamos evoluindo a cada ano oferecendo uma diversidade de tipos de ensaios e análises”, disse o diretor superintendente do MIB, Marcelo Milan.

A empresa desenvolve, além de análises e estudos científico-tecnológicos, soluções de engenharia para indústria que trazem desenvolvimento socioeconômico e científico, preservando o meio ambiente nas áreas de: Aeronáutica, Saúde, Automotiva, Petroquímica, Açúcar e Álcool, Papel e Celulose, Fundição, Siderurgia, Mineração e Energia. “Fomos agora submetidos a expandir o nosso próprio conhecimento para os clientes e vamos segmentar esses empreendimentos que serão de ensaios de alta complexidade”, disse Milan reforçando que o prédio atual, será focado em polímeros e matérias de compósitos, além do desenvolvimento de pesquisa.

O Laboratório de Integridade Estrutural, no entanto, contará com um piso de reação (Strong Sede atual do MIB floor) de 16mx7m, onde será possível a montagem de pórticos e dispositivos de ensaios de alta capacidade de carga (até 100 ton). Também está ́ prevista a aquisição de uma máquina de ensaios de tração/compressão e de fadiga de baixo-ciclo de 200ton de capacidade. O foco de atuação será voltado à construção civil, além dos setores ferroviário e petroquímico, os quais também necessitam de grandes cargas de atuação.

Milan explica que o MIB veio para preencher a lacuna do mercado e agregar mais conhecimento junto às Universidades. “A rapidez também é nosso ponto forte e trabalhamos com ensaios de maior valor agregado e difíceis de serem feitos. Nós investimos em conhecimento e, por isso, desenvolvemos métodos de ensaios inéditos”, disse. Esse, aliás, segundo Milan, é o grande diferencial da empresa. “Não temos concorrentes, pois existem outros laboratórios de mercado com ponto de vista comercial que se preocupam com o volume de ensaio e nós trabalhamos com os de maior valor agregado e focamos no conhecimento”, falou.

Parque Ecotec Damha

“Aqui eu me instalei, cresci e daqui eu não saio”. Foi assim que Marcelo Milan defendeu a sua empresa dentro do Parque Ecotec Damha, o primeiro parque de 3ª Geração do país e com certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental). “Visitamos algumas capitais do Nordeste, Centro- Oeste e também de Minas Gerais e nesse processo de percorrer o país, percebemos que São Carlos oferecia as melhores condições, com grandes Universidades de suporte, que nos trariam uma interação importante. Foi aí então que foi lançada a ideia do Parque Ecotec Damha e, imediatamente, vislumbramos que seria o lugar que almejávamos construir a nossa empresa”, explicou Milan difundindo sua expectativa de futuro dentro do Ecotec.

Ele ainda salienta que, nos próximos anos, o Parque terá uma explosão de crescimento. “É aqui (no Parque) o lugar para estar, pois está situado em um completo complexo que une moradia, trabalho e lazer, que não tem em nenhum lugar do Brasil”, apontou.

E para o presidente do Instituto Inova, gestor do Parque Ecotec Damha, Marcelo da Paz, a empresa MIB, sem dúvida, é um típico modelo de empresa bem sucedida que utilizou a inovação como ferramenta para a sua estratégia de negócio. “A inovação permitiu que a entrega de valor da empresa ultrapassasse a concorrência, que fez dela, graças à visão do Executivo da empresa, ser única no País”. O presidente do Inova reforça também que ter acreditado no desenvolvimento desse grande projeto, agora em expansão, dentro do Parque, em menos de dois anos de operação, para o Inova, “é uma chancela de que o nosso trabalho está no caminho certo”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *