“Rigor na regulação sanitária não deve impedir a inovação”, diz Dirceu Barbano

regulatório em benefício da sociedade sem prejudicar seus interesses econômicos. Esse foi um dos objetivos do 4º Café Biotec Farma 2011, evento promovido nesta quarta-feira (30), pela Interfarma e Biominas em parceria com o Instituto Inova (gestor do Parque Eco Tecnológico Damha) e Prefeitura de São Carlos. Realizado no Parque São Miguel, o encontro contou com a presença de empresários e pesquisadores da área da Saúde e autoridades, entre elas o secretário municipal de Ciência e Tecnologia Marcos Martinelli e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Dirceu Barbano.

Em sua quarta edição desde 2010, o Café Biotec Farma tem como principal propósito aproximar agentes das indústrias farmacêuticas e de biotecnologia das instituições de pesquisa. “Nosso papel é criar um ambiente para que empresas e pesquisadores se aproximem, propiciando a inovação e o desenvolvimento de nossas indústrias”, salientou Vera Valente, diretora da Interfarma.

Essa aproximação, na opinião do presidente da Biominas, Eduardo Soares, é fundamental tanto para o desenvolvimento das pequenas empresas – que ganham acesso às grandes indústrias – quanto para aumentar a inovação nas empresas de grande porte. “É um mecanismo de complementação entre esses dois lados. Com isso incentivamos o desenvolvimento e a inovação”, definiu Soares.

Vocação

Convidado principal do evento, Dirceu Barbano ministrou a palestra “Marcos regulatórios para amparar a inovação no País”. Ao ressaltar a vocação de São Carlos no desenvolvimento de tecnologias para a área da Saúde, o diretor-presidente da Anvisa enfatizou que a capacidade de tirar um produto da academia e levá-lo ao ambiente de produção e do consumo é fundamental para o nascimento das perspectivas inovadoras da indústria brasileira.

No entanto, Barbano enfatizou que a Anvisa tem a responsabilidade de manter a rigorosidade do marco de regulação sanitária. “Precisamos estar protegidos de produtos que sejam inseguros, queremos que eles sejam eficazes. Mas esse rigor na regulação sanitária não deve impedir a inovação”, destacou.

Parque Eco Tecnológico

Em fase de instalação, o Parque Eco Tecnológico Damha foi citado por Barbano como resultado direto do pioneirismo tecnológico de São Carlos. Segundo a gerente jurídico-administrativo do Instituto Inova, Bruna Boa Sorte, cerca de 40% das empresas que se instalarão no Parque são provenientes da área da Saúde. “O empreendimento também abrigará o Citesc [Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde], que se consolidará como uma grande vitrine para a área de fármacos”, lembrou Bruna.

Sobre o Citesc, Marcos Martinelli acrescentou que as universidades e instituições de pesquisa de São Carlos utilizarão o Centro como um local para a transferência de tecnologia, dialogando com toda a cadeia produtiva. “Desenvolver tecnologias que possam resultar em melhores condições de tratamento a preços acessíveis é uma característica de São Carlos, que terá no Citesc o espaço propício para isso”, finalizou o secretário de Ciência e Tecnologia de São Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *