Insituto Inova Coworking

COWORKINGS: AS VANTAGENS DE SE TRABALHAR EM ESPAÇOS COMPARTILHADOS.

Um COWORKING não é apenas um ambiente de trabalho, é toda uma nova maneira de pensar e reorganizar a forma como trabalhamos hoje, desde as questões estruturais do ambiente até a relação com as pessoas à nossa volta. 

Quem faz parte do coworking geralmente são chamados “residentes”, e, além  do espaço e dos benefícios oferecidos pelo local, eles compartilham também um conjunto comum de valores, sendo os fatores sociais os motivos mais importantes para a escolha do ambiente. Apesar de serem compartilhados, os espaços possuem uma estrutura organizada para a atuação de cada empresa de forma independente e com o seu próprio espaço. Assim é possível realizar encontros e receber clientes em salas de reunião de maneira privada. Muitos coworkings oferecem, também, auxílio administrativo como serviços fiscais, jurídicos, financeiros entre outros, além de programas de aceleração para startups, pois tem como um dos objetivos auxiliar no crescimento das empresas que o integram.

Coworkings também são locais onde acontece um grande número de negócios. Segundo o site Distrito.me, até 2019 existiam 1194 coworkings espalhados pelo Brasil, frequentados por aproximadamente 214 mil pessoas, onde 127 milhões de reais foram movimentados e mais de 7 mil trabalhos diretos foram gerados. 

Agora é o momento de a sua empresa refletir sobre todas as vantagens de fazer parte de um espaço compartilhado. Conheça as principais vantagens:

REDE DE CONTATOS

Os coworkings são uma concentração de empresas que estão constantemente em busca de parceiros e novos negócios. Você pode facilmente conhecer seu futuro fornecedor durante uma pausa para um café, ou encontrar um sócio para uma nova empreitada durante os cafés da manhã compartilhados, bastante comuns nesses espaços. Aumentar sua rede de contatos é uma das principais vantagens desse tipo de ambiente.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Você pode se concentrar no core business da sua empresa e deixar que a administração do coworking tome conta de toda a estrutura como limpeza, internet, energia elétrica, manutenção predial, entre outros. Isso também ajuda no controle de gastos, já que você pode planejar mês a mês o valor destinado ao ambiente de trabalho, uma vez que, na grande maioria dos coworkings, o valor é fixo, seja ele anual ou mensal. 

COMUNIDADES

Talvez a maior vantagem do trabalho em um coworking seja o pertencimento a uma comunidade, seja ela de empreendedores, de empresas de inovação, de empresas de tecnologia ou qualquer outra comunidade presente no ambiente. A maioria dos Coworkings hoje aceita todo tipo de empresa, mas também existem coworkings mais específicos que trabalham apenas com empresas de determinado ramo como saúde, educação, arte e vários outros. Ambos tem suas vantagens, encontre a comunidade que mais combina com seu modelo de trabalho e com seus ideiais e junte-se a ela.

 

COLABORAÇÃO

Em uma comunidade empreendedora é muito fácil encontrar empresas que passam pelas mesmas dificuldades que a sua e, consequentemente, é mais fácil encontrar soluções também, pois quando várias pessoas refletem sobre as mesmas questões, diversas respostas surgem em pouco tempo, pois a solução de uma empresa pode beneficiar várias. Por isso, a maioria dos coworkings promove encontros, festas, cafés da manhã ou happy hours para incentivar a aproximação entre as empresas e o contato entre os residentes. As palestras também são bastante frequentes, sempre tratando de assuntos de interesse comum às empresas do espaço.

 

Aqui no Instituto Inova você encontra os mais diversos ambientes para sua startup: spots fixos ou flexíveis para quem está começando, estúdios para empresas que já possuem mais funcionários, sala de reuniões privadas, sala de espera para clientes e um espaço pra café agradável e divertido!

Entre em contato e faça-nos uma visita. Vamos montar o melhor plano para que sua empresa possa fazer parte de nossa comunidade empreendedora e juntar-se a diversas empresas que já passaram por aqui e fizeram a história do Instituto Inova!

Aguardamos você!

 

fontes:

distrito.me

 

#institutoinova

#vemproinova

#coworking

#espaçoscompartilhados

#comunidadeempreendedora

#inovação

#tecnologia