Sou aposentado e quero empreender! Mas... que área devo escolher?

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população global acima dos 60 anos de idade deve dobrar até 2050, chegando a, aproximadamente, 2 bilhões de pessoas. E, diferentemente de qualquer época, muitas delas serão extremamente saudáveis tanto do ponto de vista físico quanto mental. Isso trará muitas implicações no modo de vida que conhecemos hoje.

 

Para começar, isso significa que o estereótipo do “vovô” e da “vovó” velhinhos, tricotando e passando seus dias em frente à televisão em cadeiras de balanço não existe mais. Avós sim, às vezes, mas com vida social ativa, economicamente produtivos e, agora, mais preparados para a vida, mais cuidadosos e assertivos em novos desafios e empreitadas. Segundo o publicitário e empreendedor Mauro Wainstock, líder do Hub 40+*, “se os avanços na medicina farão com que cheguemos aos 100 anos de idade, precisamos pensar no que faremos nessas quatro décadas que teremos depois dos 60, considerar novos modelos de trabalho para não parar e entrar em depressão”.

 

E se, antes as perspectivas de envelhecer restringiam-se a usa o dinheiro da aposentadoria para pagar um plano de saúde e ter uma vida confortável, hoje a geração 60+ já entende que têm muito a fazer e agora o sonho é dedicarem-se a algo que sempre quiseram (como tocar um instrumento OU abrir seu próprio negócio), mas que as obrigações para com a família impediam. Hoje, com os filhos adultos e independentes, eles/elas buscam uma recolocação no mercado de trabalho, mas dessa vez algo que faça sentido e que o significado vá muito além de apenas ser uma fonte de renda.

 

E para essas pessoas que estão começando a pensar em novos empreendimentos, aconselha-se empreender em áreas nas quais as pessoas têm mais experiência (seu principal diferencial), sobre as quais entendem muito bem, pois isso poupa tempo na hora de estudar o mercado. Não que o estudo não seja (sempre) necessário, mas já ter um norte e conhecer bem o terreno onde se está pisando facilita muito para argumentar com investidores e gerentes de banco na hora de pleitear um empréstimo.

 

Seniores possuem experiência em vários campos, é a sua vantagem perante os mais jovens; puderam observar cuidadosamente problemas em cada fase da vida e agora estão aptos para proporem soluções que se aproximam mais da resolução dos desafios, podendo, inclusive, prever situações futuras e resolvê-las antes que os problemas aconteçam.

 

Área de Educação

Todos sempre temos algo para aprender e ensinar e, nessa época de pandemia, os cursos online são uma ótima aposta para novos negócios. Escolha um tema sobre o qual você acredita que entenda bastante, faça um planejamento de aulas, reúna dados, citações e bibliografias! Pesquise sobre plataformas de cursos online e assista a diversas aulas, inspire-se naquelas que mais te inspiraram.

 

São necessários alguns conhecimentos básicos sobre vídeos na internet, plataformas de reuniões/aulas online e marketing digital para chamar o público. Mas, como já dissemos em um artigo anterior, não trabalhe só; encontre pessoas que já tenham esse conhecimento e estejam dispostos a fazer parceria; estabeleçam as regras para que seja um negócio “win-win” (ganha-ganha).

 

Área de Alimentação

Se a longevidade aumentou, a causa é um conjunto de fatores ligado à saúde, no qual a alimentação certamente faz parte. Com diversos estudos na área de nutrição, as pessoas estão comendo melhor e com combinações mais saudáveis para o corpo. Restaurantes naturais, mercearias com alimentos funcionais e orgânicos e entrega de marmitas fit estão em alta agora e, mesmo com as restrições impostas pela COVID-19, é uma área que, se bem gerenciada, só tende a crescer.

 

Área Economia Criativa. 

Por que não transformar um hobbie em negócio? Com a popularização do e-commerce, as pessoas estão mais confiantes para compras online; o mercado teve um crescimento meteórico no primeiro semestre de 2020, cresceu cerca de 47% só no Brasil!  Na internet se vê de tudo, desde celulares até bijuterias e comida pronta. Qual é o seu talento?

 

Existem inúmeras plataformas que auxiliam os vendedores online a começar a vender seus produtos, sejam eles iniciantes ou profissionais, tenham eles 10, 100, 1000 ou 10.000 produtos para comercializar, e oferecem suporte em vários níveis, com tutoriais em vídeo, telefone,  email e chat online. A dica é procurar uma que ofereça suporte 24h e tenha planos flexíveis que podem ser alterados de acordo com o volume e fluxo de vendas.

 

A dica permanece, evite trabalhar sozinho (principalmente no começo). Procure pessoas de confiança e experiente que possam mostrar o caminho das pedras e evitar grandes tropeços (erros sempre existirão, mas se puderem ser minimizados, melhor!). 

 

Empreender é uma aventura, mas os riscos não precisam mais ser enormes. Empreendedores mais experientes têm tempo para pensar, amadurecer a ideia, fazer perguntas e pesquisas antes de começar essa nova fase de maneira mais assertiva e com os pés no chão.

 

E se você precisar de um ESPAÇO, CAPACITAÇÃO E MENTORIAS para começar seu negócio o Instituto Inova oferece as melhores condições para você crescer e prosperar. Nós possuímos espaços para empresas de todos os tamanhos, em todas as fases de desenvolvimento, desde aquela que ainda está saindo do papel, passando por aquelas mais definidas, prontas para escalar até as que já encontram-se estabilizadas no mercado e agora buscam novos desafios como uma estrutura própria ou se lançar no mercado exterior. 

 

Entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudar nessa sua nova aventura!

Vem pro INOVA!

 

* O Hub 40+ é uma comunidade focada em sêniores cujo guarda-chuva abrange iniciativas como treinamento, conteúdo, eventos e networking com empresas. A empresa também presta consultoria para negócios internacionais focados no público sênior que queiram atuar no Brasil.

 

Fontes: forbes.com.br

              

#institutoinova

#empreendedorismosenior

#economiaprateada