Empreendedorismo Feminino: 5 dicas pra quem está começando.

Abrir uma empresa é sempre um grande desafio, seja pela concretização de um sonho, seja por uma necessidade financeira. Sem dúvida é uma decisão que exige bastante reflexão, estudo, coragem e um pouquinho de ousadia. Embora alguns meios de comunicação insistam em publicar dados pessimistas, a verdade é que no ano passado, mesmo em meio a uma inesperada pandemia que causou uma crise econômica no mundo todo, 3,359 milhões de empresas foram abertas no Brasil no ano passado e 1,044 milhão foram fechadas, segundo  Ministério da Economia. Isso mostra um saldo positivo de 2,315 milhões de novos negócios abertos no período. De acordo com o governo, o número de empresas abertas no ano passado foi o maior desde 2010. 

O Brasil é considerado um país empreendedor. Em 2019, estudo realizado pela consultoria McKinsey, em parceria com o evento Brazil at Silicon Valley, classificou o Brasil como um país de empreendedores ao constatar que 39% da população economicamente ativa (PEA) tem sua própria empresa. De todos os empreendedores, 41% são mulheres e esse número cresce dia após dia. 

Ainda assim, as mulheres ainda enfrentam muito mais dificuldades do que os homens quando o assunto é ter a própria empresa. Inúmeros preconceitos, linhas de crédito negadas, assédio por parte de colegas de trabalho entre muitas outras questões que elas precisam enfrentar por ainda (SIM, AINDA, EM PLENO SÉCULO XXI), serem consideradas como “sexo frágil”, “menos competentes”, “incapazes de se dedicarem à empresa por causa dos filhos”. 

Sabemos,na prática, que esses comentários, muito mais do que preconceituosos, são inválidos. Temos muitos exemplos de empreendedoras no país que conquistaram seu lugar e o respeito devido.

Personalidades como Luiza Trajano, Camila Farani e Tabata Amaral inspiram nossas mulheres e mostram que é possível chegar lá, mas não sem muito esforço e perseverança. São histórias de muito trabalho, muito empenho, muitos motivos para desistir mas muito mais motivos para continuar. Elas são nosso maior exemplo de que é difícil sim, mas é possível! Sempre é possível!

Para você que está pensando em empreender ou já iniciou essa maravilhosa jornada, separamos aqui 5 dicas que podem ajudar, principalmente no início do seu projeto:

 

1) CONHEÇA O SEU MERCADO

Antes de qualquer coisa, qualquer coisa MESMO, conheça bem o mundo no qual você está prestes a entrar. Entenda quem são seus clientes, seus fornecedores, seus concorrentes. Conheça suas vantagens competitivas, seus diferenciais, seus pontos que devem ser melhorados e trabalhe cada um deles. Busque sempre a excelência no seu ramo, compreendendo que não precisa ser a melhor, mas deve fazer o seu melhor todos os dias.


2)
CONHEÇA SEU PRODUTO

Ninguém melhor do que você mesma para falar sobre o seu produto. Você desenvolveu algo que vai resolver os problemas de muita gente e de uma maneira incrível, fácil e prático e encantar-se com isso é fácil e natural!

Mas atenção: saiba que ele também pode ter falhas e defeitos, a intenção é a melhoria contínua. Seus clientes esperam honestidade e não perfeição, não tenha medo ou vergonha de admitir que seu produto ou serviço não vai resolver todos os problemas do mundo, mas que ele vai resolver MUITO BEM uma necessidade específica dos seus clientes. 

 

3) FAÇA UM PLANO DE NEGÓCIOS

Um Plano de Negócios  é um documento de planejamento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento a partir da estratégia, do mercado, das operações e da gestão financeira. A partir das informações disponibilizadas, ele ajuda a definir o que é ou o que pretende ser a empresa. Desenhar, colocar no papel, escrever é uma ótima maneira de olhar para o seu negócio por outra perspectiva. O fato de tirar as coisas da sua cabeça e mostrar para outras pessoas vai ajudar a esclarecer dúvidas que você nem sabia que existiam e resolver problemas que, dentro de você pareciam insolúveis. 

 

 4) PREPARE-SE PARA OS DESAFIOS

Eles serão muitos ao longo de toda a sua jornada empreendedora, e não se resumirão a problemas de mercado. Você vai ter que lidar com cobranças da família, questionamento de amigos, imprevistos, viagens… 

A boa notícia é: você não é a primeira pessoa a passar por isso e nem vai ser a última. Procure pessoas que já passaram por situações semelhantes, muitas estarão dispostas a ajudar. Você não precisa saber tudo e dominar todos os assuntos, especialmente no início da sua jornada empreendedora. Aceite os erros como aprendizado, proponha-se a melhorar sempre.

  

5) SIM, O PRECONCEITO EXISTE. ESTEJA PRONTA PARA LIDAR COM ELE

Em comparação com os homens que empreendem, as mulheres possuem escolaridade 16% superior, porém, seus negócios faturam 22% menos. Os homens ainda são considerados mais competentes nos negócios do que as mulheres e esse tipo de visão vem, muitas vezes, das próprias mulheres. Vivemos em uma sociedade onde o machismo é estrutural e ainda precisaremos de tempo para que esse olhar, cultivado por séculos no subconsciente das pessoas, seja desconstruído e reconstruído de maneira que as mulheres sejam vistas como iguais, também nos negócios. 

 

Se você, mulher, está pensando em empreender e abrir sua primeira empresa, procure o Instituto INOVA, fazemos questão de ajudar. Vivemos em uma comunidade aberta ao empreendedorismo, à inovação e à tecnologia. Podemos ajudar nessa nova fase, entre em contato com a gente e marque um horário para conhecer a nossa sede!

Ah, o café é  por nossa conta. Sempre!

  

fontes:

g1.globo.com
fia.com.br

exame.com/

 

#institutoinova
#mulheresqueinovam
#empreendedorismofeminino