PORQUE VOCÊ DEVE INVESTIR EM EMPRESAS LIDERADAS POR MULHERES.

Mais do que nunca, é o momento de todas e todos nós apoiarmos as mulheres empreendedoras. Vivemos um dos momentos mais difíceis da nossa história e as mulheres que trabalham fora de casa estão sendo profundamente afetadas, tanto em questões financeiras como de saúde mental. A pandemia aumentou a necessidade de uma renda extra (principalmente porque seus pais, suas mães, maridos e companheiros foram demitidos dos empregos). 

 

Começar um novo negócio é sempre uma aventura para qualquer empreendedor, mas é particularmente mais desafiador para as mulheres, devido a inúmeras dificuldades que só elas encontram em sua jornada:

 

  • mulheres são constantemente comparadas ao estereótipo masculino, sentindo-se obrigadas a buscar metodologias de trabalho e metas iguais às dos homens, mesmo quando seu processo de trabalho não se adequa aos processos tradicionais; 
  • elas precisam lidar com inúmeras questões de insegurança que também lhes são impostas pelo mercado, devido ao preconceito que diz o tempo todo  que elas nunca serão suficiente boas por serem o “sexo frágil”; 
  • e a pressão de terem que dar conta do trabalho, da casa e da família, pois  sabemos que, na grande maioria das comunidades, a responsabilidade de cuidar da casa e dos filhos é exclusiva da mulher. 

E, mesmo com todas as dificuldades, os dados mostram que empresas fundadas, cofundadas ou lideradas por mulheres só crescem e prosperam. Segundo o site empreendedor.com.br, mesmo com o fechamento de milhares de empresas devido ao isolamento social da pandemia, as mulheres fecharam o ano de 2020 com um crescimento de 40% no empreendedorismo feminino.

 

As mulheres são mais fortes do que pensam, e logicamente não estamos falando de força física! Elas lidam melhor com questões de relacionamento na empresa, possuem mais empatia, o que faz com que entendam melhor as necessidades e as dores dos clientes; e são mais resilientes, aceitam melhor as falhas (suas e dos outros)  e reagem mais rápido perante situações de risco.

 

E aqui fica a dica para investidores que pensam em investir em empresas femininas: 

 

  • Segundo a Fundação Kauffman, empresas privadas de tecnologia lideradas por mulheres são mais eficientes em termos de capital, obtendo um ROI 35% mais rápido; 
  • Um estudo do Boston Consulting Group com 350 companhias concluiu que, para cada dólar levantado, as startups criadas por mulheres geraram 78 centavos de dólar em receita. Enquanto isso, as startups criadas por homens geraram apenas 31 centavos de dólar.
  • Um estudo feito na University of California at Berkeley (Estados Unidos) mostrou que ter mulheres em conselhos de administração faz com que eles prestem mais atenção a questões de governança, de impacto social e de sustentabilidade ambiental. Todas questões fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento.

Mulheres, se vocês buscam abrir sua própria empresa e não sabem por onde começar, façam uma visita ao Instituto INOVA! Aqui nós apoiamos o empreendedorismo feminino e podemos  ajudar em diversos aspectos. Vem conhecer nosso espaço, temos certeza de que uma das nossas salas vai combinar com o estilo do seu negócio!

 

Ah, e o café é por nossa conta!  

Entrem em contato com a gente!

 

 

Fontes:  revistapegn.globo.com

               camilafarani.com.br

               empreendedor.com.br