Cinco dicas para crescer na crise

 


Artigo escrito por:  blog da Trilha Desenvolvimento, de Lia Amorim, Camila Zanca e Jéssica Dias, consultoras da Trilha e instrutoras da Trato Treinamentos.

O ano de 2015 não foi bom para diversos setores, principalmente para os empreendedores. A crise financeira internacional bateu com força no mercado brasileiro, que ainda está se recuperando de um ano turbulento. Mas a crise também pode ser uma boa oportunidade para crescer profissionalmente. Como fazer isso? A gente separou 5 dicas para aprender com a crise. Dá uma olhada:

 

1- Invista em capacitação

Pode ser treinamento, pós-graduação, curso livre, à distância… O importante é aprender algo novo! Aproveite o momento de incertezas no mercado para garantir mais qualificação. Diferenciar-se é sempre uma boa estratégia.

Na Trilha você encontra programas de desenvolvimento individual, para equipes, para liderança, além de poder aperfeiçoar o atendimento ao cliente. Tudo feito de forma interativa. Interessou-se? Clique aqui e saiba mais.

2- Faça planos, estabeleça metas

Para decolar num céu cheio de nuvens é preciso ter um bom plano para saber por onde voar. Escreva quais objetivos e metas pretende alcançar e trace uma estratégia para alcançá-lo. Sem desafios não há crescimento.

3- Faça parcerias

Na crise ou na calmaria, caminhar junto costuma ser uma excelente estratégia para o crescimento. Basta valorizar o colaborativo para encontrar novas possibilidades de parcerias entre empresas e pessoas. Invista no networking!

4- Defina prioridades

É preciso se organizar para definir quais são as prioridades do seu negócio. Com um plano de metas e estratégias elaborado, é possível entender quais clientes, parceiros e produtos devem ser priorizados na crise. Com isso, as verbas que geram valor e resultados lucrativos estarão garantidas.

5- Adapte-se!

O mercado não é estático, e as empresas também não podem ser. Saiba se adaptar a novas realidades e priorize processos flexíveis, capazes de se adequarem ao mercado em que estão inseridos. Usando a criatividade dá pra passar pelo período de resseção ainda mais fortalecido e com uma bagagem extra de experiências.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *