A Manufatura Enxuta

Artigo escrito por Romeu Botta Junior – consultor da Otma Consultoria e instrutor na Trato Treinamentos, empresas parceiras do Inova

 

No início dos anos 80, pesquisadores do Massachussets Institute of Techinology realizaram a maior e mais detalhada pesquisa sobre a indústria automobilística mundial em 14 países, por meio do International Motor Vehicle Program (Programa Internacional de Veículos Automotores).

O sistema de gestão da manufatura, do desenvolvimento de produtos e do relacionamento com os fornecedores e clientes, desenvolvido pela indústria automobilística do Japão, com grande destaque para o Sistema Toyota de Produção, foi batizado pelos pesquisadores como Lean Production, em português, Manufatura Enxuta.

A Manufatura Enxuta é um sistema de gestão que visa oferecer ao cliente a mais alta qualidade com o menor custo, dentro do menor tempo, através da contínua eliminação do desperdício.

Têm duas características principais, que o distinguem de outros:

  • Produção de acordo com o just-in-time – “apenas os produtos necessários, no momento e na quantidade necessários” são fabricados.
  • Respeito pelo ser humano, em que os trabalhadores têm a permissão de revelar suas plenas capacidades por meio da participação ativa na operação e na melhoria de seus próprios ambientes de trabalho.

A Manufatura Enxuta possui cinco princípios:

Valor

Definir pela necessidade do cliente. Cabe às empresas determinarem qual é essa necessidade, satisfazê-la e cobrar por isso um preço específico, que as mantenha no negócio, e aumentar os lucros via melhoria contínua de processos.

 

Determine o valor sob a ótica do cliente.

Fluxo de Valor

Detalhar a cadeia produtiva e identificar os três tipos de processo:

– os que geram valor.

– os que não geram valor, mas são importantes para a manutenção dos processos e da qualidade.

– os que não agregam valor e devem ser eliminados imediatamente.

 

Identifique o fluxo de valor para cada família de produtos.

Fluxo Contínuo

Dar fluidez para os processos que restaram. A criação de fluxos contínuos reduz o tempo de fabricação dos produtos, o tempo de processamento de pedidos e os estoques. Permite que a empresa atenda a necessidade do cliente quase que imediatamente.

 

Estabeleça fluxo contínuo sempre que possível.

Produção Puxada

Não mais desovar os estoques através de promoções e descontos, mas o consumidor passa a puxar o fluxo de valor, reduzindo a necessidade de estoques, valorizando o produto.

 

Implemente a lógica da produção puxada.

Perfeição

Buscar o aperfeiçoamento contínuo com processos transparentes, que permitam que todos os membros da cadeia tenham conhecimento profundo dos mesmos como um todo, podendo dialogar e buscar continuamente melhores formas de criar valor.

Esse é o objetivo principal de todos os envolvidos no fluxo de valor.

Melhore sempre, buscando a perfeição.

A Manufatura Enxuta tornou-se o novo padrão mundial de produção. Empresas buscam adotar a Manufatura Enxuta para sobreviver ao competitivo mercado global.

O curso “Conhecendo a Manufatura Enxuta”, oferecido pela Trato Treinamentos, mostra o contexto histórico do surgimento da Manufatura Enxuta, as diferenças, seus pilares, suas ferramentas e seus princípios e as principais diferenças entre o Sistema de Produção em Massa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *