Alunos de Biotecnologia da UFSCar visitam o Centro de Inovação do Parque Ecotec

Aproximadamente 30 alunos do curso de Biotecnologia da UFSCar visitaram, na tarde desta segunda-feira (18/5), o Centro de Inovação do Parque Ecotec Damha. O objetivo da visita foi mostrar, na prática, como se tornar um empreendedor da área de tecnologia e inovação no Primeiro Parque de 3ª Geração do país.

O presidente do Inova, gestor do Parque Ecotec, José Octávio Armani Paschoal, fez uma apresentação do trabalho realizado pelo Instituto, além de contar detalhadamente sobre a infraestrutura e os serviços do Parque Ecotec, que conta com um Centro de Inovação e dois condomínios empresariais já em funcionamento. Paschoal contou também sobre o CITESC (Centro de Informação e Tecnologia em Saúde de São Carlos), que está sendo construído no Parque Ecotec e é uma oportunidade para a área de Biotecnologia.

A gestora de Projetos do Inova, Ana Carolina Rizzatti, contou uma pouco de sua trajetória, desde estudante de Biologia na USP de Ribeirão Preto, passando pelo mestrado e doutorado em Biotecnologia. Carolina Rizzatti comentou também sobre suas experiências em empresas, incubadora de empresa e, nos últimos anos, sua atuação na gestão de Projetos do Instituto Inova, mostrando que há uma série de possibilidades para o profissional que tem interesse em inovação e tecnologia em saúde. “A biotecnologia proporciona que a pesquisa seja aplicada, desta forma levando as ideias à concretização de projetos inovadores”, explicou Carolina.

A professora Dra. Ana Lucia Vitale Torkomian e o doutorando em Engenharia de Produção, Paulo Pakes acompanharam a visita. “Estou satisfeita, uma vez que foi apresentado na prática, os conceitos de empreendedorismo que aprendemos em nossa sala de aula. Além disso, ao conhecerem essa estrutura de apoio aos negócios, os alunos que pretendem empreender puderam saber que o Parque Ecotec tem potencial de ser um parceiro de ótimo nível”, comentou Ana Lucia.

Pakes explicou que na apresentação ministrada por Paschoal, pôde-se verificar como é conduzido o processo de incubação de uma tecnologia, até o final de sua comercialização. “É um Parque bem focado na área em que estudamos e pesquisamos, contudo, oferece a possibilidade de futuro para nós, alunos, saindo um pouco do campo teórico. Também pudemos entender das dificuldades e o suporte que o Parque pode oferecer a fim de realizar esse tipo de produção de tecnologia”, disse.

Para a aluna do 3º ano de Biotecnologia da UFSCar, Valeria Cristiane da Silva, a estrutura do Parque Ecotec a incentivou. “Pretendo trabalhar na área da saúde com produção de fármacos e, saber que hoje, temos aqui em São Carlos essa iniciativa, nos facilita entender que não dependeremos só da indústria farmacêutica para trabalhar”, comentou.

“Para a equipe do Instituto Inova é uma grande satisfação receber estudantes e imaginar que um dia eles poderão ser parceiros deste Parque Ecotec, inovando e gerando negócios mais sustentáveis”, finalizou Paschoal.

(Instituto Inova)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *