Empresa de consultoria em São Carlos utiliza metodologia para melhorar produtividade das empresas na crise

 

Hominiss Consultoria é uma especializada na gestão e produtividade, com foco na redução de desperdícios

A crise financeira no Brasil, que atinge hoje diversas empresas de todos os segmentos de produção, pode ser contornada ou amenizada com projetos de melhoria para redução de custos e aumento de produtividade. O problema é saber como fazer isso de forma rápida e eficiente.

Com um portfólio com mais de 200 de casos de sucesso no mundo, a Hominiss Consulting é uma empresa especializada em desenvolvimento e implementação de Sistemas de Produção Enxuta. Ela é uma associada do Instituto Inova, e trabalha com a metodologia certa para aumentar a produtividade e a competitividade das empresas em crise.

Segundo o seu sócio diretor, Antonio Rentes, a metodologia “Lean”, utilizada pela Toyota e implantada pela Hominiss nessas empresas, trabalha em ‘produzir mais com o que você já tem’. “O desempenho de uma empresa na crise depende de dois fatores: externo e interno. O externo, que é o mercado, não vai sumir. Ele vai encolher, e se tornar mais seletivo em termos de preço e qualidade. A empresa que estiver melhor estruturada internamente acaba criando vantagens para competir, pois através de sua maior produtividade ela acaba podendo oferecer melhor preço, diferenciação e qualidade.  E com isso, ela acaba sendo mais atraente, conseguindo mais clientes. A crise pode ser vista como uma oportunidade para a empresa obter uma participação maior em seu mercado”, comentou.

A metodologia utilizada foi comprovada em centenas de empresas consultadas pela Hominiss. Ela permite que as mesmas gerem economia e lucro. “A Hominiss analisa o sistema produtivo, seja ele de geração de serviços ou produtos, e identifica as oportunidades de melhoria. Nós temos um enorme repertório de soluções que podem alavancar essas melhorias no sistema de produção. Estamos sempre olhando para o negócio como um todo, para que ele possa fazer mais e de forma diferenciada, havendo, assim, uma resposta melhor ao mercado”. Segundo Rentes, as empresas não se tornam mais competitivas simplesmente cortando pessoas, mas projetando sistemas de produção mais eficientes, que podem ou não ter menos pessoas.  “As empresas em crise têm que se reprojetar para se tornar atraente novamente para o mercado”, reforçou.

Uma empresa cliente, especializada na área de saúde, está gerando um aumento de lucratividade mensal de cerca de R$ 300 mil. Isso significa em 1 ano uma economia de quase R$ 4 milhões. “Mudamos a metodologia de trabalho da empresa, realocando os funcionários para trabalharem em funções que agregam mais valor. O pessoal todo foi mantido, mas a produtividade aumentou muito. Criamos condições de maior desempenho da organização para com seus clientes, através do desenvolvimento das pessoas”, disse Rentes. Ele ainda salientou que “o empresário, normalmente, coloca a culpa da baixa produtividade do seu negócio no trabalhador, mas, na grande maioria das vezes, a culpa é dele mesmo, pois é ele o responsável pelo projeto de seu sistema produtivo e por dar as condições e orientações adequada aos seus funcionários”.

 

Sobre a metodologia Lean e aplicação na saúde

Muitos dos desperdícios e custos de produção encontrados nas empresas, estão associados à má utilização do layout fabril. Quando uma nova fábrica é planejada já deve nascer um layout seguindo os princípios do ’Lean Manufacturing’, com esta metodologia, os desperdícios podem ser evitados ou facilmente eliminados. “Com nossos mais de 24 consultores e um portfólio com mais de 200 empresas no Brasil, Argentina Alemanha e Noruega, nós transferimos o nosso conhecimento e a empresa manterá a metodologia para sempre”, disse Rentes.

Um dos importantes projetos da Hominiss é na área da saúde. “Nosso objetivo é direcionar os hospitais em busca da excelência nos seus processos, de tal maneira que se tornem instituições de saúde que geram alto valor para os seus pacientes. Para alcançar tal objetivo, se faz necessário um trabalho de longo prazo, suportado por uma metodologia bem consolidada, que envolve resultados de curto prazo e que crie uma cultura organizacional de melhoria contínua”, disse Rentes.

Entre esses hospitais estão: o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo, Hospital São Francisco, Wama Diagnostica e Unimed Presidente Prudente. “Em nossa experiência, buscamos atingir recordes de performance e transformar as organizações”, finalizou.

Mais informações: http://www.hominiss.com.br/.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *