Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica

A categoria deste ano é “Jornalista em Ciência e Tecnologia” e as inscrições vão até 17 de abril de 2017.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a 37ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica que premiará, em 2017, um jornalista profissional de destaque na difusão da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nos meios de comunicação de massa.
As inscrições devem ser enviadas via Correios ao CNPq – Serviço de Prêmios e a documentação necessária inclui a Ficha de Inscrição, cópia do registro de jornalista, currículo atualizado em 2017 na Plataforma Lattes, justificativa que evidencie a contribuição do candidato à divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação, e apresentação dos trabalhos mais importantes. A Ficha e mais informações podem ser obtidas na página do Prêmio na Internet: http://www.premiojosereis.cnpq.br/web/pjr/.
Os candidatos podem submeter sua inscrição até o dia  17 de abril de 2017.
O vencedor recebe uma premiação em dinheiro no valor de R$ 20 mil e diploma, além de participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2017, que acontecerá em Belo Horizonte (MG).
O Prêmio somente poderá ser concedido ao mesmo contemplado após 10 anos, contados a partir da data da cerimônia de entrega do prêmio.
O Prêmio
Instituído em 1978, o Prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve uma grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil, sendo um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e de sua revista “Ciência e Cultura” e manteve, por 55 anos, uma coluna no jornal Folha de S. Paulo.
Anualmente, é escolhido um nome em uma das três categorias, que se revezam – “Jornalista em Ciência e Tecnologia”, “Instituição e Veículo de Comunicação” e “Pesquisador e Escritor” – que tenha contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade.
A escolha é feita por uma Comissão Julgadora, designada pelo Presidente do CNPq, composta por seis membros, sendo 3 de sua livre escolha e 3 indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC, Associação Brasileira de Jornalismo Científico – ABJC e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Fonte: CNPq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *