Instituto Inova participa do I Simpósio de Inovação na UFSCar

Nos dias 31 de março e 1º de abril, aconteceu no Anfiteatro Bento Prado Junior, localizado na Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar, o I Simpósio de Inovação e o iTec RoadShow São Carlos, cuja programação envolveu workshops de Inovação Aberta por Desafios, divulgação da Plataforma iTec e o Encontro iTec 2015.

No dia 31 de março, o responsável pela área de Gestão Tecnológica do Instituto Inova e do Parque Ecotec Damha, Paulo Lopes, participou do iTEC Road Show e reforçou a importância desta nova plataforma para o setor. “A finalidade deste novo recurso é realizar a interação inicial entre demandantes e solucionadores. Esta divulgação pela ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) começou em março e irá percorrer várias cidades do Brasil”, disse Lopes, afirmando ser uma excelente ferramenta de interação inicial entre pesquisadores, empresas, start-ups, parques tecnológicos e centros de inovação, estes como catalisadores desta rede.

Uma Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o iTec é um programa que busca desenvolver a inovação aberta com transferência de tecnologia entre as instituições de pesquisa e os setores empresariais, possibilitando a geração de novas oportunidades de negócio.

Ainda no evento, Lopes salientou: “É importante para o Inova estar presente e realizar networking por um dia, além de presenciar e absorver toda evolução dos cases em inovação e empreendedorismo de sucesso, trocando experiências nos debates”, finalizou.

Participaram das palestras pequenas, grandes e médias empresas, incubadoras, startups e parques tecnológicos, bem como instituições científicas e tecnológicas (ICT), universidades e institutos de pesquisa públicos e privados que tenham interesse em desenvolver pesquisas em áreas como Nanotecnologia, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Fármacos e Complexo Industrial de Saúde (CIS), Energia, Fomento da Economia Verde, Aeroespacial e Complexo Industrial da Defesa (CID) Aeronáutica e Mineração.

O evento é uma parceria da universidade com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e a Agência de Inovação da UFSCar.

(Instituto Inova)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *