Sua Ideia na Prática bate recorde de inscritos

Na noite da última terça-feira (5/5), 120 estudantes universitários participaram do primeiro dia de abertura do Sua Ideia na Prática – SINP da Ideation Brasil, realizada no prédio da Engenharia de Produção da USP São Carlos. A competição tem o objetivo principal de fazer com que os estudantes de graduação tirem as suas ideias do papel e desenvolvam-as na prática.

Para um dos organizadores do evento, Rodrigo Faria Matheucci, o retorno de inscritos foi além do que era esperado pela equipe. “Foi um aspecto positivo do Sinp São Carlos, pois pôde-se perceber a grande vontade dos estudantes em empreender”, explicou.

O primeiro dia da competição, segundo Matheucci, foi destinado a formação de equipes e ao Effectuation. Os participantes puderam fazer um grande networking com mentores, organizadores e outros participantes. “O próximo passo é a identificação do problema de cada equipe e, depois, o mentor de cada equipe será responsável por dar feedbacks informais e não avaliativos aos membros. Assim, eles podem também trocar experiências e auxiliar no desenvolvimento e preenchimento da ferramenta proposta”, reforçou.

Mentor convidado pela equipe, o professor de Engenharia de Produção em projeto de produtos da USP São Carlos, Daniel do Amaral, explicou que essa competição é uma complementação das necessidades acadêmicas dos estudantes. “ Eles poderão formar atitudes, habilidades e entender, através de grandes exemplos de profissionais empreendedores, como entrar no mercado de trabalho não só como empregado somente e sim pensando em articular novas ideias e criar novas empresas”, explicou o professor reforçando que a economia do Brasil necessita de novas tecnologias e empresas. “Temos ferramentas através das grandes faculdades de ponta, por isso, evento como esse, vai fazer com que o conhecimento desses estudantes sejam aplicados”, finalizou.

Aluno do segundo ano de Engenharia de Computação da USP, Pedro Felipe Araújo, disse que já entrou na Universidade almejando ser empreendedor. “Quando fiquei sabendo do ‘Sua Ideia na Prática’ me inscrevi, pois combinou com os meus objetivos. Criar a minha própria empresa e tirá-la do papel aqui junto a esses profissionais, será meu start”, disse Araújo que estava formando sua equipe com pessoas em interesse na área comercial em tecnologia.

Sobre Sua Ideia na Prática – SINP da Ideation Brasil
A competição que seguirá até dia 9 de junho, é dividida em 5 etapas em que haverá entregas online e workshops presenciais. Trata-se de uma experiência que conectará os alunos a ferramentas, mentores experientes e uma rede de contatos de jovens que querem empreender e desenvolver com sucesso seus projetos.

O Instituto Inova, gestor do Parque Eco Tecnológico Damha, apoia o evento e incentiva a inserção dos alunos universitários ao mundo empreendedor. Em 2015, 15 novas grandes empresas já estão com projetos em andamento para a instalação no Parque Ecotec. No início deste mesmo ano, foi assinado o convênio para a implantação de um escritório alocado no Centro de Inovação, no Parque, do Centro Avançado EESC para apoio à Inovação, o EESCin, da USP São Carlos, que em breve, iniciará suas atividades de pesquisa e inovação no Parque.

Mais informações sobre a competição, através do link:

http://ideationbrasil.com.br/competicoes/sanca.

(Instituto Inova)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *