Associada ao Inova é citada em iniciativa da Desenvolve-SP

 

A Fine Instrument Technology , FIT São Carlos, pretende revolucionar o mercado e consumo através de equipamento de ressonância que analisa alimentos!

Matéria: Agência Forbes1-Inovação-Como-chegar-lá

 

Para mostrar quem são as mentes inovadoras por trás destes negócios, a websérie “Caminhos da Inovação”, uma iniciativa da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, apresenta histórias de sete empreendedores que revolucionaram suas áreas com a criação de empresas de alto impacto.

Entre eles, pesquisadores e empresários da capital e interior do estado de São Paulo que desenvolveram desde o cultivo de ácaros predadores como solução para substituir o uso de agrotóxicos até a aplicação da ressonância magnética nuclear para atestar a origem e a qualidade de alimentos.

Estes e outros projetos inspiradores são os destaques da websérie. E o Governo do Estado de São Paulo, que por meio da Desenvolve SP investe e financia há sete anos o crescimento de pequenas e médias empresas com crédito de longo prazo e taxas de juros a partir de zero, revela como empreendedores visionários estão trilhando o caminho da inovação e impulsionando a economia paulista.

OS HOMENS QUE SONHAM COM UM MUNDO MAIS VERDE

Empresa desenvolve biotecnologia inovadora que reduz o uso de agrotóxicos

 

Aumentar 2-Promipa produtividade no campo sem agredir o meio ambiente, esse é o desafio proposto pela Promip. A empresa, que nasceu num campus de universidade, está revolucionando o setor da biotecnologia agrícola no país.

Há tempos, os produtos biológicos são alicerces indispensáveis para os mercados agrícolas globais. No entanto, antes da Promip, a agricultura brasileira ainda não possuía uma cadeia estruturada de biotecnologia para o manejo de pragas. Foi aí que os engenheiros agrônomos Marcelo Polleti e Roberto Konno perceberam uma oportunidade de negócio.

Visionários, sua tecnologia de controle sustentável de pragas em lavouras fez da Promip a empresa nacional pioneira na produção e comercialização de ácaros predadores, reduzindo o uso de agrotóxicos e sua agressão ao meio ambiente.

 

 

A STARTUP QUE DESCOBRIU COMO FAZER AS PESSOAS FELIZES

A 99jobs promete revolucionar o processo de recrutamento e seleção de empresas

3-99jobs1

A evolução dos sites de recrutamento. É desta forma nada modesta que a 99jobs, startup digital focada em gestão de RH, orgulhosamente se define. E ela tem tudo para chegar lá. A empresa criou uma plataforma que aproxima jovens em busca do emprego dos sonhos e empresas à procura de profissionais de talento. Seu principal objetivo? Achar a empresa certa para a pessoa certa e na oportunidade certa.

Com a colaboração de pessoas de fora do negócio, como contadores, psicólogos e até biólogos, a empresa desenvolveu uma plataforma focada na troca de experiência dos usuários. Usam o perfil pessoal de cada indivíduo e os valores e cultura das organizações como ferramenta de conexão. Para desenvolver a tecnologia a startup bebeu em várias fontes. Buscaram conceitos de psicologia do trabalho, de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, consultores de tecnologia e profissionais de várias áreas.

Agora, a empresa está se preparando para dar um novo salto. Planejam o lançamento de um novo projeto, que analisa o perfil dos profissionais e as empresas onde eles seriam mais felizes e bem sucedidos. Na 99Jobs a inovação nunca para.

 

O VISIONÁRIO QUE CONECTA CORAÇÕES

A startup que desenvolve soluções inovadoras para a medicina

4-ventrix

Integrar a tecnologia da Internet das Coisas ao cuidado com a saúde das pessoas foi o que moveu o pesquisador-empreendedor Roberto Castro Júnior a criar um dos sistemas mais inovadores da área de telemedicina. Sua startup, a Ventrix, desenvolveu o Cardiofit, um sistema capaz de reduzir custos e tempo na realização de exames cardiológicos e na emissão de laudos com a transmissão dos dados via Internet.

A tecnologia revolucionária permite que mesmo os centros de saúde de pequenas cidades em regiões remotas atendam seus pacientes, enviem os exames pela internet e recebam os laudos de médicos que trabalham em outras cidades. Para se ter uma ideia do impacto da inovação, qualquer localidade sem cardiologistas, que são maioria no Brasil, por exemplo, pode ter um diagnóstico dado por um especialista a milhares de quilômetros, indicando se o paciente precisa ser transferido de uma região rural para um hospital para uma cirurgia ou que medicação deve tomar.

A ideia chamou a atenção de Fundos de Investimento, como o Inovação Paulista, que já aportou mais de R$ 5 milhões na empresa. Agora, além do Cardiofit, Roberto já está pensando em lançar outras inovações. A saúde agradece.

 

A EMPRESA QUE PRETENDE REVOLUCIONAR O MERCADO DE CONSUMO

Equipamento de ressonância que analisa alimentos vai mudar a relação entre mercado e produtores

5-fit

Quem não gosta de saber exatamente o que está consumindo? Muitas vezes os rótulos não dizem tudo o que precisamos saber, nem temos como ter certeza da pureza dos alimentos. Isso até agora. A FIT, startup da área de ressonância magnética, acaba de lançar um equipamento capaz de mapear a estrutura genética de diferentes tipos de alimentos in natura e industrializados em apenas 30 segundos.

O equipamento analisa a maciez de peças de carnes, a pureza de lotes de caixas de leite, azeites e sucos orgânicos, a quantidade de açúcares e nutrientes em alimentos intitulados como lights, o teor alcoólico de vinhos entre muitas outras aplicações possíveis. Basta colocar o produto sobre a máquina e esperar o resultado.

Embora o foco atual esteja no setor de alimentos, o potencial da tecnologia desenvolvida pela FIT é infinito. Já venderam, por exemplo, um equipamento equipamento para o Laboratório de Tecnologia de Engenharia de Poços da Coppe, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que será usado na exploração de petróleo, analisando a porosidade de rochas em regiões promissoras. E isso é só o começo.

 

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA UM MUNDO MELHOR

Startup aposta na responsabilidade social como estratégia para crescer

6-triciclo

Uma ideia surgida em uma viagem à Europa fez com que três empreendedores criassem uma máquina que recompensa quem ajuda a preservar o meio ambiente. A Retorna Machine, da startup Triciclo, é uma máquina de coleta, identificação e compactação de artigos recicláveis, gerando em cada descarte créditos a serem utilizados pelo usuário e que podem ser trocados por produtos e serviços, semelhante a um programa de milhagem.

Segundo os empreendedores, o resultado mais importante da inovação é o social e o ambiental, trazendo conscientização do consumidor. A tecnologia analisa as características do produto descartado e, dependendo do seu tipo, atribui a ele certa quantidade de pontos que podem ser trocados por abatimentos de valores nas contas de luz; crédito no Bilhete Único; pontos do programa fidelidade de livrarias, entre outros. Os resíduos sólidos recolhidos são encaminhados para a reciclagem.

A primeira Retorna Machine foi inaugurada em setembro de 2015, em uma estação do metrô, e sozinha recebe de 600 a 700 embalagens por dia. A meta para 2016 é ambiciosa: fechar o ano com 50 máquinas em operação. Quanto mais, melhor para o meio ambiente, e para o bolso dos usuários.

 

A EMPRESA QUE TRANSFORMA TECNOLOGIA EM SAÚDE

Pioneira no uso de laser 100% nacional em saúde não pode parar

7-mmo

Com certeza, o DNA da inovação está impregnado na MMO, empresa de tecnologia especialista no desenvolvimento de aparelhos a laser e LED para a área da saúde. Com tecnologias 100% nacionais, a empresa multiplicou seu faturamento desde a fundação, em 1998, e continua apostando em novas tecnologias.

Concebida durante a tese de mestrado em ótica aplicada do engenheiro mecânico Fernando Ribeiro, a aposta da empresa em novas tecnologias nas áreas médica e odontológica resultou em diversos prêmios e certificados. O grande destaque de seu caráter inovador no campo da medicina é a criação do primeiro equipamento no mundo capaz de detectar e tratar o câncer de pele não melanoma.

O aparelho está presente desde 2011 em diversos centros médicos no Brasil e até nos Estados Unidos, na Board School of Medicine, na Carolina do Norte. No campo da odontologia, a empresa foi uma das pioneiras na inserção de equipamentos com laser no começo dos anos 2000, e hoje oferece produtos para fototerapia, clareamento dental, laserterapia e evidenciação de lesões, como o câncer bucal. A MMO não para por aqui, sua busca por possibilidades de inserir novidades no mercado é constante. E novidades não faltam.

 

TRANSFORMANDO RESÍDUOS EM SUSTENTABILIDADE

Revolucionar o uso do entulho da construção civil: esse é o objetivo da Recinert

8-recinert

O que muitos enxergam como lixo, outros consideram oportunidade de negócio. Foi a partir desse olhar empreendedor que a Recinert Ambientale inovou e resolveu um problema recorrente na construção civil: o descarte correto de entulhos e materiais. A operação de uma máquina que tritura esses resíduos, transformando-os em brita para ser reutilizada, por exemplo, na pavimentação do solo da própria obra, fez a empresa crescer e ainda ajudar na conscientização sobre o descarte de resíduos.

A empresa, que já atua há sete anos com a reciclagem de resíduos da construção civil, foi pioneira no Brasil neste tipo de operação. No começo não foi fácil. De forma geral, a preocupação com o meio ambiente no Brasil é recente. Só depois de muita insistência, da apresentação de estudos de viabilidade econômica para que contratassem seus serviços e do boom imobiliário que houve em São Paulo é que conseguiram iniciar esse mercado.

Outro desafio enfrentado pela empresa foi encontrar profissionais capacitados a operar a nova máquina. Como não existiam técnicos especializados, a solução foi treinar e capacitar operadores. A insistência valeu a pena. Hoje, depois de assinar contratos com as 20 maiores construtoras do país, a Recinert Ambientale recicla cerca de 100 mil metros cubículos de entulho todos os anos. Como seu fundador costuma dizer, “estamos todos no mesmo planeta e não existe ‘fora’ para se jogar o lixo”.

INOVAÇÃO – COMO CHEGAR LÁ

Mais que apontar caminhos, um guia para inspirar o empreendedor na busca pela inovação

A inovação é apontada por todos como a saída para aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras. Mas como reconhecer uma inovação? Onde encontrar recursos para inovar? Como olhar além das paredes da empresa?

A busca por essas e outras respostas inspiraram a Desenvolve SP a produzir o guia Inovação — Como Chegar Lá, um material exclusivo sobre o tema que aborda os vários processos e tipos de inovação e o que melhor se aplica a cada empresa e a cada processo criativo.

Parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, fab labs, makerspaces, crowdsourcing, qual o melhor caminho a seguir? O guia apresenta não só as novas plataformas disponíveis para a inovação como também os instrumentos oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo para
incentivar e apoiar o empreendedor a desengavetar seus projetos e pesquisas.

Acreditamos que a inovação é o acelerador do crescimento econômico de um futuro que começa hoje e o “Inovação – Como Chegar Lá” é um convite à essa nova era. Conheça os atores da inovação, acesse desenvolvesp.com.br e baixe o PDF do guia.

MOVIMENTO PELA INOVAÇÃO

Transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso: essa é a missão do Movimento pela Inovação, iniciativa da Desenvolve SP para incentivar o investimento em inovação no Estado de São Paulo. Lançado em junho de 20 15, o projeto, que já percorreu diversos parques tecnológicos em diferentes regiões do estado de São Paulo, conta com o apoio de instituições ligadas à pesquisa, tecnologia e inovação.

Durantes os eventos, os empresários e pesquisadores recebem orientação sobre o tipo mais adequado de apoio à sua inovação, que vai desde o atendimento especializado sobre como montar e colocar seu projeto no papel até possibilidades de aportes via venture capital, linhas especiais de financiamento ou por meio de programas de incentivo à pesquisa e desenvolvimento.

Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, destaca que não basta as instituições esperarem o empreendedor, é preciso fazer mais. “Percebemos que era necessário ir onde a inovação está. Sair a campo, buscar novos projetos, despertar o interesse não só dos empresários, mas também do mundo acadêmico para encontrar projetos que estão, muitas vezes, parados nas universidades e centros de pesquisa e trazê-los para o mercado”, diz. “Há muitos bons projetos que precisam de apoio, de um incentivo ou de uma orientação. O governo do Estado de São Paulo e a Desenvolve SP estão à disposição do empreendedor inovador.”

O movimento é uma parceria de importantes entidades, como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Inova Paula Souza, Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também de fundos de investimento e parques tecnológicos, entre outros. Para saber mais, acesse: desenvolvesp.com.br

Link da matéria: http://www.forbes.com.br/colunas/2016/06/desenvolve-sp-conheca-caminhos-da-inovacao/

Confira a websérie completa no site www.caminhosdainovacao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *