Empresa Parceira do Inova vence prêmio de negócios no Itaú cultural 2015

Projeto desenvolvido prevê instalação de painéis solares para população de baixa renda

Em dezembro deste último ano, aconteceu no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, a primeira edição do projeto “Territórios Afro Criativos”, que faz parte do prêmio “Movimentos Criativos”, realizado em parceria com o Itaú Cultural. O objetivo do evento é dar visibilidade à inovação desenvolvida no Brasil, por meio de seus empreendedores, e o vencedor da categoria “Negócios”, foi o projeto acelerado pela Sanca Valley, empresa de aceleração de startups, parceira do Instituto Inova, representada pelo seu diretor executivo Rafael Reis Barbosa.

Por meio de um sistema de energia solar fotovoltaico de baixo custo, desenvolvido pela empresa inserida no portfólio da Sanca Valley, a Green Bras, recebeu o prêmio na categoria negócios. “A nossa proposta na Green Bras é disseminar a tecnologia fotovoltaica e a energia limpa no Brasil, principalmente para a população de baixa renda”, disse Barbosa, orgulhoso do prêmio.

Hoje, no Brasil, as tarifas de energia elétrica estão cada vez mais abusivas e os reservatórios de água estão secando, o que torna um grande problema já sentido pela população. “Somos um país com recursos naturais abundantes e, nós, da Green Bras, aproveitamos desta abundância da melhor maneira, em favor da sociedade e de uma forma barata”, disse o vencedor, reforçando que as demais empresas que produzem painéis solares hoje possuem alto custo. Ressaltou, ainda que: “Em nosso projeto, desenvolvemos um controlador de carga na parte interna do painel, com um inversor mais eficiente que produzidos no mercado e com melhor custo benefício. Assim, podemos instalar em empreendimentos de casas populares, como o Planalto Verde, por exemplo, em São Carlos, cujo projeto piloto já foi desenvolvido em uma casa. Nosso objetivo é que se instale em todas as outras centenas”, afirmou.

A tecnologia, no entanto, já é patenteada pelo Instituto Nacionais de Propriedade Intelectual, o INPI. “A partir desse prêmio, vamos desenvolver o projeto juntamente com o governo, empresas, ou investidores e contar com a nossa parceria junto ao Instituto Inova para aplicar essa importante tecnologia em nossa região”, comentou.
Para a diretora do Inova, Bruna Boa Sorte, a notícia do prêmio veio em ótima hora. “Estamos em uma nova fase e saber que um importante projeto vai impactar positivamente o problema de fornecimento de energia no país, por meio da inovação, nos traz um imenso orgulho, uma vez que, também, foi desenvolvido por uma empresa parceira do Instituto Inova, a qual apoiamos”, concluiu Bruna.

Sobre a Sanca Valley
Criada com o objetivo de aproveitar melhor o conhecimento gerado pela academia, através das universidades e transformá-lo em negócios, a Sanca Valley, hoje, possui 16 projetos diversificados nas áreas de Energia e Tecnologia Limpa, T.I e Automação, Agronegócio e Bio e Nanotecnologia.
O objetivo da empresa de startups, segundo o diretor de marketing e vendas, Danilo Serafim Alves, é alcançar 25 projetos no primeiro semestre de 2016. “Pretendemos também adquirir 50% do ‘market share’ do país, através desse ecossistema empreendedor”, afirmou, confiante.

Saiba mais sobre as empresas:
www.sancavalley.com
www.greenbras.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *