Instituto Inova sedia reunião da Rede Paulista de Inovação

Alagui Marques Pereira (gerente executivo do Cedin), Wladimir dos Santos (diretor superintendente da RPI), José Octávio Armani Paschoal (presidente do Instituto Inova) e Sérgio Risola (presidente do conselho da RPI).

O Instituto Inova sediou na manhã da última sexta-feira (04/02) a 1ª Reunião Ordinária da Rede Paulista de Inovação (RPI). Promovido na sede do Inova, o encontrou teve a presença de gerentes de incubadoras localizadas no estado de São Paulo e representantes de instituições associadas à RPI. O objetivo principal do evento foi apresentar o projeto do Parque Eco Tecnológico Damha e discutir a organização da Feira Inova Brasil, a ser realizada pela RPI no próximo mês de junho, em Campinas.

Além da diretoria do Inova, São Carlos foi representada na reunião pelo gerente executivo do Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes (Cedin), Alagui Marques Pereira. Ele relatou que os encontros com os membros da RPI deverão ocorrer a cada 90 dias, sempre com a finalidade final de promover a integração das incubadoras paulistas, potencializando assim as ações para o desenvolvimento das empresas assistidas pela rede.

Para o presidente do Conselho da RPI, Sérgio Risola, São Carlos faz jus à fama de Capital da Tecnologia, uma vez que a cidade é líder em número de empresas graduadas e bem sucedidas no mercado da tecnologia. “As empresas de base tecnológica de São Carlos alcançaram uma maturidade que hoje é um modelo. São grandes exemplos do empreendedorismo característico ao município”, observa Risola.

Um dos diferenciais apresentados por São Carlos, na opinião do presidente do Conselho da RPI, é a existência de uma aliança com o poder público, os centros de pesquisa e o setor privado, fundamental para a criação e consolidação das empresas no mercado. “É o trinômio que dá certo”, conclui. O diretor superintendente da RPI, Wladimir dos Santos, concorda com Risola: “São Carlos é uma cidade fantástica, que reuniu as condições ideiais para o empreendedorismo e inovação.”

Após a reunião, os participantes foram conhecer in loco o Parque Eco Tecnológico Damha e as instalações do Cedin. O próximo encontro entre os membros da Rede Paulista de Inovação deverá ser realizado em maio, em local ainda a ser definido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *