Um projeto desenvolvido pela InstruEng, empresa incubada no Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes (Cedin) de São Carlos, poderá trazer uma importante inovação na detecção e combate a deslizamentos de terra provocados pela ação da chuva. Em fase de desenvolvimento, a plataforma criada pela empresa possibilita o monitoramento remoto e em tempo real do recalque de solos de grandes obras da engenharia. Encaminhado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Inova e o grupo Encalso-Damha.
Atualmente, a tecnologia usada na medição do recalque (assentamento) de solos em obras como barragens, aterros sanitários, portos e aeroportos possui baixa precisão e depende diretamente de um operador para manusear o equipamento. Na plataforma proposta pela InstruEng, os medidores instalados no terreno estarão integrados a um servidor por meio de uma rede de comunicação sem fio. Os dados registrados serão transmitidosao servidor via Internet, o que exclui a probabilidade de erro humano durante o manuseio do equipamento. “Os medidores são dotados de um sistema eletrônico embarcado de baixo custo. Essa tecnologia permitirá maior velocidade e precisão durante o processo de medição”, explicao diretor da InstruEng, o engenheiro físico Daniel Cesar Braz.
Quando usada em áreas de risco para a habitação, a plataforma poderá prevenir catástrofes que envolvam a destruição de casas por meio do deslizamento de terra.
Como se trata de um monitoramento remoto – realizado à distância –a aplicação da tecnologia é bastante diversificada. “É um mercado amplo, com grande potencial de recursos e carência de tecnologias nacionais de instrumentação geotécnica”, destaca Braz.
Em fase de patenteamento, o projeto aguarda aprovação da Fapesp para entrar na fase final de desenvolvimento. O diretor da InstruEng explica que a parceria com o Instituto Inova viabiliza o relacionamento da empresacom universidades e institutos de pesquisa, enquanto a parceria com o grupo Encalso-Damha prevê o fornecimento de áreas para a realizaçãodos testes de medição que integram o projeto.
InstruEng
Incubada no Cedin desde janeiro de 2008, a InstruEng possui um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) composto por engenheiros e cientistas, o que possibilita o desenvolvimento de projetos integrando diversas áreas do conhecimento (computação, elétrica e eletrônica, automação e instrumentação, mecânica e materiais, criogenia, vácuoe ambientes especiais). Reconhecida como um centro de inovação tecnológica, a empresa oferece aos clientes – pequenas, médias e grandesempresas, universidades e institutos de pesquisa – soluções que necessitam da aplicação de alta tecnologia no desenvolvimento de projetospara os mais variados fins. A atuação compreende desde a fase de especificação, validação de conceitos e desenvolvimento do projeto até a captação de recursos destinados à inovação e patenteamento. Em três anos de atuação no mercado, a empresa já desenvolveu 50 projetos para clientes de todo o Brasil.