Sucesso de público, encontro de incubadoras gera perspectiva de bons negócios

Nesta semana, os olhos do empreendedorismo estão voltados à “Capital da Tecnologia”. São Carlos recebe até esta quinta-feira (14/7) o 2º Encontro Regional de Incubadoras da Região Sudeste (Enrisud), a Expo Inova 2011 e a Rodada de Negócios em Tecnologia da Informação (TI). A abertura dos eventos, ocorrida no Parque São Miguel, contou com a presença de empresários, representantes de entidades civis e autoridades, entre elas o prefeito Oswaldo Barba.

A realização do evento é resultado de uma união de esforços entre o Instituto Inova (responsável pela gestão do Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes – Cedin – e Parque Eco Tecnológico Damha), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Paulista de Inovação (RPI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de São Carlos e o Grupo Encalso/Damha.

Durante a solenidade de abertura, Oswaldo Barba salientou o importante papel das incubadoras em colocar a tecnologia a serviço da sociedade. O prefeito lembrou que a cidade foi a primeira do país a conceber uma incubadora, ideia colocada em prática em 1984 com a implementação do primeiro parque tecnológico. “O resultado disso foi extraordinário. Hoje podemos dizer que a economia de São Carlos depende muito da atuação e criação de novas empresas”, destacou Barba.

Na opinião do presidente do Instituto Inova, José Octávio Armani Paschoal, o fato de a exposição reunir 33 empresas da região mostra a credibilidade da cidade em promover debates sobre um tema tão importante à inovação da indústria nacional. “A ideia é que o Enrisud, a Expo Inova e a Rodada de Negócios em TI estimulem uma troca de experiências entre os empresários. Com isso conseguiremos melhorar ainda mais nossas incubadoras, contribuindo com o avanço tecnológico de nosso país”, ressaltou Paschoal.

Parque Eco Tecnológico Damha

A programação do primeiro dia do evento também reuniu proprietários de empresas que irão se instalar no Parque Eco Tecnológico Damha, primeiro empreendimento do tipo de 3ª geração do país. Durante a apresentação das atividades do comitê gestor do Parque, o consultor da Value Assessoria de Negócios, Magnus Carvalho do Couto, apresentou aos empresários as possibilidades de linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Couto explicou a importância do Instituto Inova como gestor em possíveis parcerias a serem firmadas entre entidades financeiras e as empresas que irão se instalar no Parque. “Aprovar financiamentos para essas empresas, com projetos definidos, é muito interessante”, afirmou o consultor. Atualmente o Grupo Encalso/Damha está finalizando as obras de infraestrutura no empreendimento. A previsão é que a instalação das empresas no local comece a partir do próximo mês de setembro.

Rodada de Negócios

Nesta quinta-feira (14), o evento continua com a Rodada de Negócios em TI Eduardo Abdelnur, que irá reunir 30 micro e pequenas empresas (MPEs) e dez companhias âncoras da região centro-paulista. Na opinião de Paschoal, a rodada poderá impulsionar a geração de negócios entre as MPEs de TI e as empresas âncoras. “Mas antes de tudo, esta atividade dará visibilidade aos produtos e serviços que estão sendo desenvolvidos no sudeste brasileiro. A rodada irá mostrar o empenho dos empresários em promover a inovação”, finalizou o presidente do Inova. Durante a tarde, serão realizados outros paineis com cases de sucesso de empreendedorismo e inovação e sobre o SebraeTec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *