img_8173

Com a proposta de promover a aproximação entre investidores e outros agentes do empreendedorismo inovador, o Workshop de Ecossistemas de Inovação foi um dos destaques da programação da Conferência Anprotec na segunda-feira (17).  A atividade foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).

O presidente da Anprotec, Jorge Audy, abriu a atividade apresentando o conceito de ecossistemas de inovação com o qual a Associação tem trabalhado e que é tema de dois ebooks lançados recentemente – para acessar, clique aqui. “Com base nesse conceito e no modelo atual de empreendedorismo inovador, os agentes investidores são agentes fundamentais e por isso que essa discussão se torna tão relevante hoje”, explicou.

Na sequência, Clovis Meurer, ex-presidente e atual conselheiro da ABVCAP, reforçou a necessidade de integração entre investidores e gestores de ambientes de inovação. “As empresas apoiadas por incubadoras e parques tecnológicos precisam de dinheiro para crescer e alcançar o todo o seu potencial. Para que isso aconteça, no timing adequado a quem trabalha com inovação, precisamos estar cada vez mais próximos e conectados”, destacou.

Ao esclarecer a atuação dos fundos de investimentos, o coordenador do Programa de Venture Forum e do Centro de Capacitação Profissional da ABVCAP, Marcelo Carullo, apresentou aos participantes as características das empresas com maior potencial para receber investimento: inovação, diferenciais competitivos relevantes, mercado abrangente, equipe qualificada e potencial de rentabilidade.

Segundo Carullo, há cerca de 800 fundos atuando no Brasil, que dispõem, juntos, cerca de R$ 100 bilhões para investimentos. “Os gestores de ambientes de inovação devem estar atentos ao perfil de cada fundo, às teses de investimento que definem as empresas de interesse. É preciso compreender se esse perfil está relacionado à vocação do seu ambiente de inovação, pois isso facilita a aproximação”, recomendou.

img_8172

Troca de experiências

A experiência do Primatec, fundo lançado em 2015 pela Finep, foi compartilhada por Marcelo Almeida, CEO da Brain Ventures, consultor operacional do fundo. Como diferencial, o Primatec visa o investimento em empresas de base tecnológica vinculadas a incubadoras de empresas ou parques tecnológicos. “Parques e incubadoras passam a ser parceiros locais do fundo, ajudando a prospectar negócios e a acompanhar os resultados.  E serão remunerados por isso, com base em resultados”, afirmou.

Na conclusão do Workshop, a superintendente executiva da ABVCAP, Angela Ximenes, conduziu um debate entre os participantes e os gestores de fundos de investimentos. Representando os investidores, além de Meurer e Almeida,  o fundador da Triaxis Capital, Haim Mesel, participou da discussão, que identificou os desafios enfrentados tanto por ambientes de inovação quanto por investidores para alavancar negócios. Ao final da atividade, que reuniu cerca de 90 pessoas, o presidente da Anprotec destacou a importância da relação com investidores para fortalecer os ambientes de inovação brasileiros. “Essa relação constitui as bases da sustentabilidade de ecossistemas de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos inovadores”, conclui.

Fonte: Anprotec

Fotos:  Digital Produções