COMO PROGRAMAS DE INCLUSÃO E PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE PODEM FAZER A DIFERENÇA EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Um dos melhores exemplos de como investir em diversidade pode impactar positivamente a sua empresa é o caso de Ted Hart, um engenheiro sênior da Microsoft. Ted era surdo desde os 13 anos e dependia de intérpretes (especialistas em linguagem de sinais) para participar de reuniões e teleconferências onde trabalhava. Certo dia, ele conversou com o seu gerente sobre uma ideia que poderia mudar não só a sua relação com a comunicação como a de muitas outras pessoas que tinham o mesmo problema que ele: uma funcionalidade para o Skype que permitisse transcrever em tempo real o que fosse dito em uma ligação.

A ideia de Ted foi muito bem aceita e implementada no aplicativo, mas os benefícios da solução não pararam por aí: partindo do raciocínio de que era possível que a voz fosse transformada em texto, também seria possível fazer a tradução simultânea de um idioma para outro, ou para vários (hoje, para 68 deles). Assim começaram a se desenvolver os tradutores simultâneos. 

Se a Microsoft não estivesse aberta à diversidade no momento da contratação de Ted e não tivesse dado a ele essa oportunidade, essa ideia talvez não tivesse surgido e as pessoas na empresa ficariam alheias à existência desse problema (da dificuldade que pessoas surdas têm quando participam de reuniões, tendo sempre que depender de intérpretes) e os tradutores poderiam ter levado muito mais tempo para aparecer entre os aplicativos e as funcionalidades de editores de texto. 

Imagine quantas boas ideias a sua empresa pode estar perdendo simplesmente porque não identifica uma determinada necessidade, que pode ser até bastante simples de ser resolvida? 

Contemplar a diversidade nas empresas É SIM uma questão de RESPONSABILIDADE SOCIAL, mas também vai além disso. Estudos realizados pela Mckinsey & Company demonstram que empresas que valorizam a cultura da inclusão de gênero tem 21% mais chances de ter lucratividade acima da média. Do mesmo modo acontece com a diversidade étnica, que torna a empresa 33% mais suscetível à boa rentabilidade. Não é sobre marketing e diferencial, mas sobre novas e boas ideias, é sobre olhar para o mesmo problema sob inúmeras perspectivas diferentes, trazendo diversas possibilidades de solução. 

A inclusão de todas e quaisquer pessoas só traz benefícios para as empresas: melhora a conexão com os clientes (já que todos se sentirão representados em seus produtos e serviços; traz novas ideias; amplia o repertório sobre o mundo, já que todos vão compartilhar suas experiências de vida e opiniões. 

Talvez agora seja o momento da sua empresa começar a refletir mais profundamente sobre o assunto. Você possui programas de inclusão de pessoas com necessidades especiais? Já pensou em promover debates sobre a cultura da diversidade? Já criou políticas que aceleram a contratação, retenção e promoção de grupos minorizados?

O Instituto Inova apoia toda e qualquer ação de inclusão e que ajude as pessoas a fazerem parte de qualquer ecossistema, sem distinção, sem preconceito. Acolhemos todas as pessoas que possuem boas ideias e têm vontade de mudar o mundo. Sabemos que a competência das pessoas, assim como seu profissionalismo, responsabilidade ou criatividade não estão ligados ao gênero, à classe social, à cor da pele, à nacionalidade… Estão ligados à história de vida, às experiências, aos aprendizados dessa pessoa, à sua história. Assim, todos são bem-vindos!

 

VEM PRO INOVA!

fontes:

thinkwithgoogle.com
endeavor.org.br
napratica.org.br

 

 

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