Alunos participam de Feira de Produtos e desenvolvem soluções para três empresas da região, uma delas, associada ao Inova. “Iniciativas como essa, consolidam o habitat de inovação da cidade de São Carlos”, afirma gestora de Projetos do Instituto Inova.
A Siena Idea, empresa associada ao Instituto Inova, focada na criação de inovação disruptiva na indústria de software, participou, na última sexta-feira (04/12), da “Feira de Produtos” realizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), que aconteceu na própria USP.
A Feira é uma mostra de projetos de alunos na área de redes de computadores (principalmente comunicação remota para ensino, aplicações no agronegócio e controle à distância) e faz parte da iniciativa ‘Projetos como Produtos’, coordenado pelo professor Dr. Edson Moreira. Neste ano, os produtos são resultados de desafios apresentados por três empresas da região aos alunos: Siena Idea, Sanca Ventures e ENALTA. “A ideia é que os projetos desenvolvidos pelos alunos nas disciplinas Redes Móveis e na de Tópicos Avançados em Comunicação, não seja apenas um resultado acadêmico, mas sim um protótipo e um produto para ser incluído no mercado e virar um negócio”, disse Moreira. Ele explica que, em julho, foi realizada uma feira de problemas junto a essas empresas que se inscreveram em uma chamada aberta e os alunos desenvolveram alternativas para esses problemas. “Neste evento, no entanto, foram apresentados os resultados finais dessas soluções”, disse.
Para o sócio proprietário da Siena Idea, Pedro Siena, é uma ‘moeda de trocas’. “Estar próximo aos alunos para que eles não estejam trabalhando em algo que não tenha utilização no mercado e trazer esse mercado para que eles entendam a realidade e as dificuldades existentes, faz com que as ideias e as soluções desenvolvidas por eles sejam relevantes também para as empresas”, disse Pedro reforçando: “Ficamos envolvidos com eles desde o começo do ano. Hoje, chegamos ao final de uma etapa”, disse.
Pedro explicou também que, durante o processo, os alunos aplicaram uma ferramenta trazida da Suíça e utilizada pela Siena no projeto. “É uma metodologia em ‘canvas’ de organização dos pôsteres. Os alunos expõem seus trabalhos em formas de ‘post it’ destacados em picos, dando clareza no que foi desenvolvido. Trata-se de uma ferramenta educacional e que deu certo aqui na Feira”, falou Siena. Outro projeto desenvolvido foi o de sinalização por ‘beacons’. “Você localiza determinado objeto e não o perde em local fechado, por exemplo”.
No próximo momento, segundo Pedro Siena, caberá às empresas apresentarem os protótipos desenvolvidos pelos alunos e conseguir financiamento para aplicação.
“Esta iniciativa do ICMC da USP tem total aderência à uma demanda do mercado por aproximação entre o que está sendo desenvolvido nas Universidades e as demandas das empresas. Iniciativas como essa, consolidam o habitat de inovação da cidade de São Carlos”, conclui a gestora de Projetos do Instituto Inova, Ana Carolina Rizzatti.
(Assessoria de Imprensa/Instituto Inova)