Empreender depois dos 50 pode?

Pela primeira vez na história, as pessoas podem planejar sua vida após os 60 anos, pois a expectativa de vida hoje, principalmente em países desenvolvidos, aumentou consideravelmente no século XX. No Japão, essa expectativa é de 84 anos; no Brasil, hoje, fala-se em 74 anos. E não estamos falando apenas em longevidade, mas também em qualidade de vida. É perfeitamente possível chegar aos 70 anos com a mente lúcida e o corpo sadio. 

Uma das consequências dessa mudança na pirâmide etária mundial é a mudança de paradigmas em relação aos negócios no mundo. Enquanto pessoas com 50 anos no passado já estavam mais preocupados com a aposentadoria, hoje temos um aumento no número de empreendedores que iniciam empresas ou investimentos aos 50, 55 e até 60 anos.

 

Temos alguns exemplos clássicos como, por exemplo, Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milkshake que aos 52 anos, durante uma viagem de vendas, identificou em uma pequena lanchonete um enorme potencial de crescimento e resolveu investir no negócio; assim, ele se tornou o proprietário da rede mundial que, anos mais tarde, seria conhecida como MC Donald’s.

 

Sim, começar uma nova empresa (ou um novo investimento) depois dos 50 anos, hoje, é perfeitamente possível e não é mais considerado algo “exótico” como as pessoas costumavam pensar. É fundamental manter o interesse pelas novidades, pelas pessoas e pelo aprendizado contínuo por toda a vida; e se o novo negócio vai trazer prazer, diversão e felicidade (e uma boa renda), por que não investir?

 

Certamente existirão desafios, dificuldades e problemas pelo caminho. As prioridades da vida mudam de tempos em tempos, então é preciso considerar sempre os riscos de uma nova empreitada, os benefícios e vantagens, o tempo de dedicação que deverá ser empregado na empresa, entre diversos outros fatores que trarão mudanças à sua vida. Sim, existirão mudanças e serão muitas e, como todo empreendedor (tenha ele 20, 30, 40 ou 50 anos) deve existir disposição e preparação para passar por todos os momentos, entender as crises e resolver os problemas que surgirão.  

 

Para quem trabalhou por muito tempo e agora sente que é hora de ter o próprio negócio, temos algumas dicas para serem pensadas durante o processo de maturação da ideia:

 

– Procure trabalhar com algo que você gosta muito; um novo negócio vai tomar tempo e dedicação, especialmente no início e vai ser muito fácil desistir se sua paixão não for forte o bastante.

 

– Aproxime-se de pessoas que tenham a mesma paixão e os mesmos objetivos. Elas vão lhe incentivar e apontar todas as razões pelas quais o seu negócio precisa existir e como ele é importante!

 

– Aproxime-se (também) de pessoas que não gostam tanto assim da sua ideia; elas vão apontar possíveis dificuldades e percalços no caminho para os quais você pode se preparar com antecedência. Mas não deixe-se contagiar pelo negativismo, apenas lembre-se de que desafios existirão e esteja pronto e disposto para enfrentá-los.

 

– Estabeleça suas prioridades, tanto no novo negócio como na vida; e reveja essas prioridades a cada 6 meses pois, em elas tendem a se modificar de tempos em tempos.

 

– Não trabalhe sozinho, tenha sempre uma equipe com quem você pode contar (mesmo que seja uma equipe de uma pessoa só), em momentos de crise, conversar e saber que existem mais pessoas que acreditam no sucesso e na vitória como você traz mais segurança e ânimo para superar as dificuldades!

 

– Tenha calma e paciência com os menos experientes e esteja disposto a ensiná-los sempre; a melhor parceria é aquela em que todos aprendem e tornam-se pessoas melhores. O crescimento dos negócios é apenas consequência disso.

 

Aqui no Instituto INOVA nós apoiamos toda e qualquer iniciativa empreendedora que tenha como objetivo melhorar o mundo e o dia a dia das pessoas. Se você acredita que tem muito conhecimento acumulado pela experiência e muitos cases pra compartilhar, faça-nos uma visita! Podemos conversar sobre diversas formas de empreender, ideias para projetos e know-how sobre como implementá-los!