ESG: como as empresas socioambientalmente responsáveis estão atraindo cada vez mais investidores

Se você está no mercado das startups, ou gosta de se informar sobre inovação e empreendedorismo, certamente já deve ter se deve ter se deparado com o termo ESG. Geralmente ele está ligado com questões de sustentabilidade, ações sociais, gestão e assuntos relacionados, certo?

ESG é uma sigla para três palavras em inglês: environmental, social and governance, que, em português, podem ser traduzidas como “ambiental, social e governança”. 

Em 2005, 20 instituições financeiras de 9 países diferentes – incluindo do Brasil – se reuniram para desenvolver diretrizes e recomendações sobre como incluir questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, serviços de corretagem de títulos e pesquisas relacionadas ao tema. Hoje, segundo a ACE, são mais de 300 startups no Brasil que desenvolvem soluções com foco no meio ambiente, questões sociais ou em melhorias na governança de companhias de grande porte. 

 

 

EXPLICANDO CADA SETOR

Environment ou Ambiente: quais as preocupações da sua empresa para com o meio ambiente? O que você faz para reduzir a quantidade de lixo dirigido a aterros, quais são seus planos de reciclagem, o que faz com o material eletrônico descartado… 

social: são as pessoas e como a empresa lida com as questões relacionadas as pessoas, sejam elas seus stakeholders, funcionários, clientes, comunidade ao seu redor, etc… Isso inclui proteger os dados dos clientes, ter uma equipe diversa e engajada e respeitar a legislação trabalhista vigente.

Governance ou Governança: é a parte administrativa da empresa, como é sua relação com os governos, como trabalha com a transparência de informações, como trata casos de corrupção. 

 

 

EMPRESAS HUMANIZADAS FATURAM MAIS

Atuar nos campos de ESG traz todos os tipos de benefícios: pessoas melhores, um ambiente mais saudável, práticas de gestão mais transparentes e… MAIS LUCRO! 

Mapeando dados e informações de 1.115 empresas brasileiras que representam cerca de 50% do PIB nacional, uma equipe de mestrandos da USP de São Carlos, em parceria com o Instituto Capitalismo Consciente, chegou a conclusão de que negócios que colocam em prática projetos de bem-estar social têm mais engajamento de todo o corpo de funcionários e fidelidade dos clientes. Isso a médio e longo prazo traz mais rendimento para a empresa.

A intenção, diz Pedro Paro, responsável pelo estudo, é mostrar bons exemplos de empresas conscientes que atuam no Brasil e que não existe uma escolha entre fazer o bem e ganhar dinheiro. “Quando você atende às necessidades das pessoas e do mundo, você vai engajar a sua empresa, o cliente passa a ser defensor da marca e isso faz com que ele compre mais. A rentabilidade das empresas mais éticas foi três vezes e meia superior à média das 500 maiores empresas do país”, afirma ele.

 

Mas como as empresas que atuam com ESG influenciam o mercado?

Desde a década de 90 existe uma preocupação real dos investidores em investir em empresas que se preocupam com o bem-estar das pessoas e com o meio ambiente. A partir de 2010 esse interesse aumento, o que significa que não é apenas uma tendência passageira de investimentos. Em 2020, os fundos de investimentos negociados na Bolsa de Valores globais que se concentram em práticas de investimento sustentáveis e éticas, receberam aportes de US$ 29 bilhões, segundo dados da Bloomberg. 

Os principais investidores do mundo passaram a acreditar que os critérios ambientais, sociais e de governança têm um propósito prático além de quaisquer preocupações éticas. 

 

Desde sua idealização, o Instituto INOVA já traz em sua essência a preocupação com questões ligadas às pessoas, à melhor administração das instituições e ao bem-estar de planeta. Sabemos como trabalhar essas questões dentro de nossa sede, juntamente com nossos residentes e com a comunidade à nossa volta. Priorizamos parceiros que pensam como nós em relação a um futuro sustentável. Assim, se a sua empresa trabalha voltada para pessoas, ambiente ou melhoria de gestão, vem conversar com a gente! Temos diversos projetos nos quais temos certeza de que você pode colaborar. Juntos, vamos mais longe. 

 Entre em contato com a gente e agende seu horário pra conhecer nossa sede!

Esperamos você!

 

fontes:

distrito.me
exame.com.br
meioemensagem.com.br
youtu.be/_md4Qbj7Gpg

 

 

#institutoinova
#ESG
#sustentabilidade
#inovação
#tecnologia
#social
#ambiental
#governança