Mães que trabalham fora: como lidar com o sentimento de culpa?

Uma das fases mais difíceis para as mulheres que se tornaram mães hoje é o final da licença maternidade, quando chega a hora de retornar ao trabalho. Esse receio do retorno à “vida normal” acontece por vários motivos e, entre eles, a culpa, que vem de várias formas, desde a sensação de não estar fazendo um trabalho bom o suficiente em todas as áreas pelas quais são responsáveis até de sentir que está “abandonando” seu filho ao escolher voltar para o trabalho.  Nesse contexto é comum que as mães manifestem bastante insegurança em relação ao seu próprio desempenho na criação dos filhos; isso pode ser observado em uma pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco aponta que 50% das mulheres brasileiras saem do trabalho após receberem a licença-maternidade. 

Mas as mamães e futuras mamães podem ficar mais tranquilas. Uma pesquisa recente realizada pela Harvard Business School mostra que crianças criadas por mulheres que têm uma carreira, quando adultas, podem ser grandes empreendedoras no trabalho. Também foi concluído que elas são tão felizes quanto as que tiveram a presença das mães no lar durante a infância. No entanto, filhas de mães que trabalham fora geralmente têm melhor desempenho em suas carreiras, ao contrário das que cresceram com as mães em casa.O estudo também mostra que filhos homens de mães que trabalham costumam contribuir mais com tarefas de casa e gastar mais tempo cuidando de suas famílias.

Outro dado bastante interessante é que mães empregadas moldam atitudes de gênero em seus filhos e dão a eles modelos para seguir. Quando eles crescem, geralmente seguem os passos de suas progenitoras. 

Então, mulheres, não se sintam pressionadas para ter que escolher entre a maternidade ou a sua profissão dos sonhos. Trabalhe para encontrar um equilíbrio saudável entre os dois, de modo que essas duas fases da sua vida sejam atendidas em sua plenitude; sim, é possível com planejamento e organização. Lembre-se de que o importante não é a quantidade de tempo que você passa com seus filhos, mas a qualidade. Quando estiver com eles, seja presente, curta o momento, aproveite sem se culpar por não estar trabalhando; e, quando estiver trabalhando, empenhe-se, esforce-se e sem culpa por não estar 100% do tempo com suas crianças; elas entenderão que você está fazendo o melhor por você e só assim poderá fazer o melhor por elas. 

O Instituto INOVA acredita que as mulheres devem ser livres para escolherem seu futuro, seja ele dedicar-se completamente à maternidade, seja ele dedicar-se apenas à sua profissão dos sonhos ou, ainda, seja ele um equilíbrio entre as duas coisas, desde que ela sinta-se completa e realizada. O importante é estar segura e em paz com sua decisão. 

 

fontes:

movimentomulher360.com.br

hbswk.hbs.edu

epocanegocios.globo.com

 

#institutoinova

#mulhereslivres

#maesquetrabalhamfora

#maternidadeecarreira

#maesempreendedoras