Dicas para voltar ao mercado de trabalho após os 50 anos.

A pirâmide etária do Brasil começou a se alterar: se em 1980 nosso país era considerado “jovem” (sua base era grande e composta por pessoas até 19 anos, e a taxa de natalidade era muito maior do que a de mortalidade), hoje estamos em uma fase de transição, caminhando para um gráfico bastante diferente do apresentado 40 anos atrás, segundo projeções do IBGE para 2050: 

 

               


Isso significa que nossa sociedade está envelhecendo. Segundo o próprio IBGE, desde 2019 a expectativa de vida no país atinge os 73 anos para homens e 80 para mulheres. Enquanto isso, a taxa de natalidade está caindo. O instituto prevê que o grupo com mais de 65 anos representará 15% da população em 2034 e 25% até 2060.

Hoje já observamos algumas transformações na sociedade decorrente dessas mudanças: as pessoas estão adiando cada vez mais a sua saída do mercado de trabalho. Nos últimos 5 anos, o contingente dos trabalhadores com mais de 60 anos passou de 6,3% para 7,9%. Muitos deles continuam a trabalhar mesmo após a aposentadoria por uma questão de complementação de renda; porém, muitos deles buscam novas oportunidades para aprender coisas novas, se relacionar com pessoas e ser úteis para a sociedade, uma vez que sentem-se perfeitamente aptos para isso (tanto fisicamente quanto mentalmente). 

Infelizmente algumas empresas ainda possuem a ideia retrógrada de que contratar pessoas com mais de 50 anos trará prejuízos. Segundo o site do Estadão, “as empresas no Brasil praticamente não têm política de recursos humanos (RH) para reter ou qualificar os idosos”. Segundo um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), apenas 1% dos cargos em mais de uma centena de empresas no Brasil são ocupados por pessoas com mais de 65 anos; 70% das empresas que responderam à pesquisa acreditam que profissionais na terceira idade são mais caros, 69% responderam que eles não se adaptam bem às mudanças e 63% os veem como acomodados com a proximidade da aposentadoria.

Nada mais injusto para com os nossos seniores! Em comparação com as gerações anteriores com mais de 50 anos, que eram vistos como pessoas que tinham realizado todas as suas tarefas e suas únicas funções eram tomar conta dos netos e ir ao médico regularmente, hoje a geração 50+ encontra-se  muito mais independente e vislumbra muito mais possibilidades à sua frente do que há 40 anos. Eles são mais saudáveis, mais ativos e mais conectados com as novas tecnologias. De acordo com um levantamento da consultoria SeniorLab, ao todo, um em cada quatro brasileiros acima de 60 anos já está na internet. Esse grupo está usando a rede para se comunicar, fazer serviços bancários, aprender novas atividades, comprar online, acompanhar notícias, jogar e até namorar (sim, exatamente, n-a-m-o-r-a-r).

Mas a boa notícia é que essa visão ultrapassada (e falsa) das empresas  já vem mudando há algum tempo. Grande companhias como a Votorantim e a Gol já entenderam a transformação do mercado e estão abrindo vagas específicas para o perfil sênior. No caso da Votorantim, os horários de trabalho são diferenciados, após as 17h, para que eles possam realizar outras atividades como, por exemplo, ficar com os netos. Já a Gol lançou em 2017 o programa “Experiência na Bagagem” para recrutar profissionais 50+ para todas as vagas na empresa. Segundo Jean Nogueira, diretor de Gente e Cultura da GOL, estudos internos da empresa indicaram que os funcionários mais velhos eram mais comprometidos e motivados. 

Então, se você tem mais de 50 anos hoje e pensa em voltar ao mercado de trabalho, anime-se, o cenário só tende a melhorar. Selecionamos algumas dicas que podem ajudar no processo:

 

  1. ATUALIZAR O CURRÍCULO

Lembre-se de que algumas coisas que eram utilizadas há 5 ou 10  anos podem já não serem tão procuradas hoje, como determinados softwares ou metodologias de trabalho. Foque em suas habilidades pessoais, com as quais você pode se adaptar a qualquer ambiente, e em seus conhecimentos gerais. Uma dica é montar diversos currículos, cada um deles com informações relevantes para a empresa na qual você quer trabalhar. 

E, pra finalizar, divulgue! Procure sites especializados em vagas como o catho.com.br e empregos.com.br, atualize seu LinkedIn e avise seus amigos que você está procurando novas oportunidades. 

 

  1. FALAR SOBRE  EXPERIÊNCIAS

Mas não apenas sobre experiências profissionais, converse com os contratantes sobre as experiências da sua vida, como elas lhe ensinaram, como aprendeu com os erros (e isso pode evitar grandes perdas para a empresa no futuro). 

 

  1. ESTUDAR O MERCADO DE TRABALHO NO QUAL PRETENDE ATUAR

Vivemos em um ritmo frenético de mudanças, tecnologias surgem diariamente e fazem com que nossa vida na semana que vem já não seja mais igual à que tínhamos semana passada. Então é muito importante estar sempre atualizado em relação às linguagens utilizadas no mercado, as últimas notícias e tendências e às tecnologias empregadas nos processos. Entenda como a sua experiência e suas habilidades se encaixam nesse cenário.

 

  1. PREPARE-SE PARA A ENTREVISTA

Preparar-se não significa levar respostas prontas, saber 100% de todos os assuntos ou sobre a área na qual vai atuar. O importante é estar seguro do que você quer e espera do novo trabalho, estar pronto para admitir que não sabe algo mas está disposto a aprender, e falar sempre a verdade, por mais que ela lhe pareça desconfortável em alguns momentos. Lembre que se a sua verdade não agradar a empresa, certamente este não é o melhor lugar de trabalho para você também.

 

O Instituto Inova acredita que a idade é um estado de espírito, sempre é tempo de recomeçar ou continuar de onde paramos. Sempre temos muito para aprender, muito para ensinar. Se tem alma empreendedora e tem vontade de trabalhar, estamos aqui para ajudar no que for necessário! 

Venha conversar com a gente, contar suas ideias, suas necessidades, temos certeza de que podemos ajudar nessa nova empreitada da sua vida!

 Entre em contato! Aguardamos sua visita!

fontes:

agenciabrasil.ebc.com.br
vocerh.abril.com.br
infograficos.estadao.com.br
mundoeducacao.uol.com.br

#institutoinova

#empreendedorismosenior

#economiaprateada

#comunidadeempreendedora

#50+