SANCA HUB - Ecossistema de tecnologia e inovação

São Carlos, no interior de São Paulo, é conhecida por ter um ecossistema de inovação pujante no País. A cidade tem duas universidades públicas: a USP e a UFSCar, além de uma particular, a Unicep. Também abriga duas unidades da Embrapa: a Instrumentação e a Pecuária Sudeste. Tem ainda escolas técnicas como as FATECs e as ETECs, bem como o Instituto Federal de Tecnologia. Além disso, abriga o primeiro Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do Brasil, o CITESC. E conta com outros ambientes de inovação, tais como Wikilab, Onovolab, Trampo SA e o ParqTec.

Segundo o último levantamento feito pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de São Paulo (USP), a cidade tem 1 doutor para cada 100 mil habitantes, índice dez vezes maior que a média nacional. Um ambiente fértil pra atrair novas ideias e promover o intercâmbio cultural entre os cientistas de várias nacionalidades que vêm pra cá e aqui se estabelecem. Assim como, consolidar a vocação pro desenvolvimento tecnológico.

Com todas essas características, São Carlos recebeu do Governo Federal o título de Capital Nacional da Tecnologia. Dessa forma, a cidade tem uma série de atrativos: mão de obra qualificada, habitat de inovação, baixo custo de vida, comparado à capital paulista e, ao mesmo tempo, alta qualidade vida. Além de logística privilegiada, por estar estrategicamente posicionada às margens da Rodovia Washington Luís, perto de cidades como Ribeirão Preto e Campinas e a apenas 228 km da capital, além de acesso as principais rodovias do Estado.