Empresa de aviões não tripulados anuncia transferência para São Carlos

Durante a abertura da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia de São Carlos, o prefeito Oswaldo Barba anunciou a instalação na cidade da XMobots, empresa de tecnologia que atua no segmento de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants). “A transferência será integral e isso consolida ainda mais o pólo aeronáutico de São Carlos. Nos últimos tempos temos tido boas novas para o setor aeronáutico do município, sejam obras estruturais, geração de empregos, novas empresas ou novos cursos referentes ao setor, tanto nas universidades como nas escolas técnicas”, revelou o prefeito.

A XMobots estava instalada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), a incubadora de empresas de tecnologia da USP São Paulo. Com a vinda para o interior de SP, São Carlos passará a contar com duas empresas de vanguarda na área de produção de Vants, uma vez que a AGX Tecnologia – associada ao Instituo Inova – foi criada e tem sede na cidade desde 2002. As duas empresas anunciaram inclusive, no último mês de abril, a fusão de suas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). “Isso irá alavancar, na verdade, a criação de uma terceira empresa”, adianta Adriano Kancelkis, diretor-presidente da AGX.

Segundo Marcos Alberto Martinelli, secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, receber uma segunda empresa de aviões não tripulados e com a perspectiva imediata da criação de uma terceira, comprova que a política de atração de empresas da administração pública de São Carlos caminha na linha certa. “Hoje o ambiente para São Carlos receber empresas é o mais promissor possível. Quando o setor em jogo é tecnologia então, temos diferenciais para oferecer aos empresários e industriais que poucas cidades brasileiras ou mesmo na América Latina dispõem”, compara Martinelli.

Criada no Cietec/USP, a XMobots foi fundada em 2007 por um grupo de engenheiros de robótica da Escola Politécnica da USP. Ao longo dos anos a empresa se especializou em oferecer aos clientes soluções em monitoramento de campo através de Vants, aeronaves fabricadas com tecnologia 100% nacional. Com aplicação civil e militar, o equipamento substitui o uso de satélites, aviões e helicópteros tripulados em missões de inteligência, defesa territorial, monitoramento ambiental, mapeamento de cidades, entre outras utilidades. A companhia também desenvolve veículos aquáticos e terrestres não tripulados.

Em outubro de 2010 a XMobots se consagrou como a empresa fabricante do primeiro Vant a operar na Floresta Amazônica. Batizada de Apoena, a aeronave sobrevoa e capta imagens da área onde será o futuro lago da Usina Hidrelétrica de Jirau, obra do consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) em fase de construção em Porto Velho (RO).

Segundo o sócio-diretor da empresa, o engenheiro Giovani Amianti, a XMobots encerrou 2010 com um faturamento de R$ 450 mil. Com a recém fusão com a AGX Tecnologia, o empresário estima que a empresa nascente tenha um valor de mercado na ordem de R$ 32 milhões.

(Assessoria/Instituto Inova)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *