Estimule o pensamento inovador na sua empresa!

Artigo escrito por Blog da Trilha Desenvolvimento, de Lia Amorim, Camila Zanca e Jéssica Dias, consultoras da Trilha e instrutoras da Trato Treinamentos e parceiras do Instituto Inova.

A inovação é importante para que as organizações evoluam de acordo com as demandas do planeta. Sem inovar, nem os setores mais tradicionais conseguem acompanhar o desenvolvimento do mercado.

A pergunta que fica é: qual a melhor forma de seguir as tendências sem descaracterizar a empresa? Veja 5 dicas práticas para inovar com coerência.

1- Incentive a troca de ideias

A construção do novo é coletiva. Portanto, o compartilhamento precisa ser estimulado entre os funcionários. E nada de rivalidades ou rixas, pois isso só desestabiliza a empresa.

2- Ouça mais

Para que a troca de ideias exista, é necessário saber ouvir. Você sabe o que os colaboradores da empresa pensam? Você conhece suas ideias? Aprenda a ouvir e novidades surgirão.

3- Estimule a interdisciplinaridade

Como descobrir o caminho da inovação se não houver interação entre os setores? Alinhamentos entre setores ampliam a visão sistêmica e promovem soluções muito mais ricas.

4- Não julgue antes de testar

Antes de tentar adivinhar o resultado de uma determinada ação, teste-a primeiro. Muitas vezes não seguimos em frente com projetos inovadores por receio de que eles deem errado. Mas como saber disso sem antes tentar? Faça pesquisas e testes.

5- O que os clientes pensam?

Para definir a direção das inovações é preciso conhecer o ponto de vista dos clientes. Nunca se esqueça: o sucesso de qualquer negócio depende da satisfação de seu público.

Essas dicas devem ser incorporadas ao dia a dia da empresa, pois quanto maior a colaboração, maior a probabilidade de desenvolvimento do negócio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *