Evento apresentou modelo de atuação regional do Instituto

O evento de pré-lançamento do Portal do Instituto Inova, ocorrido dia 7 de Agosto, contou com a presença das instituições e empresas associadas ao Instituto, do Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável Ciência e Tecnologia de São Carlos, Prof. Emerson Pires Leal, do Prefeito de Gavião Peixoto Ronivaldo Sampaio Fratuci, de representantes das cidades de Guariba, Monte Alto, Motuca e Ribeirão Bonito, do chefe-geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Dr. Álvaro Macedo e de representantes do Banco do Brasil. No evento foi apresentando o portal, seus objetivos, além da exposição de projetos e do modelo de atuação da entidade.

O jornalista Francisco Belda fez uma exposição detalhada do Portal Inova, ressaltando seus principais objetivos e funcionalidades, assim como chamando a atenção para o fato do portal estar sendo lançado em sua primeira fase e da importância da participação de todos para que essa iniciativa tenha o sucesso esperado.

José Octavio Armani Paschoal, Presidente do Instituto, fez uma explanação sobre os diversos projetos que o Inova faz parte, além de apresentar um modelo de gestão regional, onde o Instituto será o interlocutor entre as prefeituras da região e os centros de pesquisa de São Carlos, com o objetivo de promover o desenvolvimento e fortalecimento dessas cidades utilizando o potencial tecnológico e de inovação, das empresas associadas ao Instituto.

Um dos primeiros frutos desse modelo de gestão é o curso “Capacitação de Prefeituras”, uma parceria entre o Instituto Inova e a Trevisan Escola de Negócios. “O curso é fruto de uma ação regional promovida pelo Instituto, que detectou uma necessidade de capacitação profissional na área gestão pública”, explica Paschoal. “O Inova buscou, então, parcerias capazes de suprir essa demanda”, finaliza.

“Para que iniciativas, como essa, possam crescer e se desenvolver, a Prefeitura de São Carlos oferece apoio político e operacional ao Instituto Inova, além de assessoria junto aos órgãos do Governo, pois enxergamos nessa iniciativa uma forma de promover e auxiliar o desenvolvimento da cidade e da região” ressalta o Prof. Emerson Leal, Vice-Prefeito e Secretário da pasta mais envolvida com a parceria.

Por meio de programas que investem em parcerias público-privadas, o Instituto Inova age como interlocutor entre as empresas e os centros de pesquisa, detectando as demandas e direcionando os esforços de forma efetiva para supri-las. Isso faz com que o Instituto seja visto como um grande aliado das prefeituras da região centro paulista.

“Essa iniciativa de aproximação entre grandes centros produtores de conhecimento, como São Carlos, e cidades de menor porte, mas que tem potencial de crescimento, é extremamente benéfica, pois muitas vezes essas cidades não teriam condição financeira de investir e desenvolver projetos que envolvam alta capacitação. Dessa forma, o Instituto Inova tem papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da região”, afirma Ronivaldo Sampaio Fratuci, prefeito de Gavião Peixoto.

QualiPSo: parque irá abrigar centro internacional de software livre

Professores em reunião do projeto Qualipso

O Parque Eco-Tecnológico de São Carlos deverá abrigar, em breve, um Centro Internacional de Competência em Software Livre, por meio do Projeto QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software). O programa é uma iniciativa da União Européia para melhorar a qualidade dos programas de computador de código aberto (open source) e formar recursos humanos para trabalhar na área, considerada estratégica para a inovação nos países em desenvolvimento.

A instalação de uma unidade no município foi definida em janeiro pela direção do projeto e mais 50 representantes de universidades, empresas e institutos de pesquisa de diversos países, que se reuniram no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Um centro semelhante no país já funciona em São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Há unidades também em três capitais européias: Berlim, Roma e Madri. Outra será construída em Salvador (BA), na Universidade Federal da Bahia. Com isso, pretende-se atender à demanda de empresas, universidades, instituições de pesquisa e órgãos de governo pelos programas de código aberto, conferindo uma espécie de “selo de qualidade” do grupo QualiPSo para esses softwares, geralmente desenvolvidos de modo colaborativo por comunidades de programadores em diversas partes do mundo.

Entre os softwares a serem desenvolvidos no Brasil estarão aplicações voltadas a governo eletrônico, difusão científica e cultural e sistemas críticos embarcados O centro são-carlense deve iniciar suas atividades com uma equipe de 30 pessoas, instalado provisoriamente em um escritório na sede do Instituto Inova.

De acordo com Penido Stalbergh, vice-presidente do Instituto, quando o Parque estiver concluído será oferecida uma área para a construção de um prédio exclusivo para o centro de software livre do projeto QualiPSo. “Tecnologia de informação é uma área estratégica para São Carlos”, disse. “Daremos toda a infra-estrutura e o apoio logístico necessário para que este novo centro se instale aqui em condições ideais e possa ampliar ainda mais a oferta de tecnologias inovadoras no município.”

A iniciativa tem apoio do coordenador internacional do Projeto QualiPSo, Matteo Melideo. “As instituições de pesquisa e de fomento tecnológico de São Carlos proporcionam as condições ideais para estabelecermos esse modelo de cooperação e disseminação de conhecimento”, disse. O projeto QualiPSo é financiado pela União Européia e por empresas privadas envolvidas com desenvolvimento de software livre, como a Siemens (Alemanha), Bull (França) e Engineering (Itália). A instalação dos centros no Brasil tem como contrapartida a alocação de recursos da USP e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na viabilização das instalações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *