Instituto Inova e gestor do Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes (CEDIN).

A Ablevision, empresa de São Carlos que desenvolve soluções inovadoras com base na tecnologia de Visão Computacional, lançará na Expo Inova a versão Quality Gate da tecnologia patenteada internacionalmente chamada ableDome. “É um equipamento que é instalado sobre bancadas em linhas de produção. Tem a função de monitorar tudo o que acontece no espaço abaixo dele, inclusive gestos e movimentos. É usado, por exemplo, na indústria para montagem de produtos e inspeção de qualidade”, explica o diretor Edson Minatel.

Com a participação no evento, a Ablevision pretende fortalecer a rede de relacionamentos da empresa e mostrar suas tecnologias tanto para potenciais clientes, através da Rodada de Negócios em TI, quanto para os outros desenvolvedores participantes da Expo Inova, prospectando novos negócios. “Certamente ideias inéditas serão concebidas a partir do evento”, destaca o diretor da empresa.

Segundo Minatel, para o modelo de negócios da Ablevision, “é fundamental a associação de competências para a geração de inovação tecnológica. Neste contexto, a Expo Inova é uma boa oportunidade para a interação entre empresas de base tecnológica, como a Ablevision”.

Software

A DoIT!Labs, outra empresa de São Carlos que participará da Exposição e da Rodada, é especializada na área de desenvolvimento de software. Na Expo Inova a empresa lançará um serviço para a otimização de processos, sejam eles pontuais ou mais constantes. “Em ambos os casos, utilizamos uma ferramenta para informatizar esses processos para a empresa, que ganha rapidez e reduz custos. O sistema de informação resultante é bem intuitivo, fornecendo ao usuário uma visão gráfica dos processos em que ele está envolvido dentro da empresa. Geralmente o usuário não tem essa visão sistêmica dentro de um sistema de informação, o que dificulta a compreensão da relação do trabalho que ele realiza com o todo dentro da empresa”, explica Reinaldo de Oliveira Castro, sócio-fundador da DolT!Labs.

“Na empresa, unimos o conhecimento acadêmico com a prática do mercado. A marca DoIT!Labs é nova, mas a empresa, antes chamada de Intellegentia Tecnologia, existe desde setembro de 2003”, afirma Castro.

Além disso, a empresa está em fase de pré-lançamento de alguns aplicativos para iPhone/iPad na área odontológica. Os aplicativos estão internacionalizados para inglês, espanhol, russo, alemão e, claro, português. Serão vendidos nas Apple Stores de todos os países. “Estamos com uma expectativa muito positiva sobre nossa participação no evento. São Carlos é um polo de tecnologia e agora estamos ganhando força tanto com um evento desse porte quanto com a criação do Arranjo Produtivo Local de TI, que está se formando. Esperamos um crescimento muito grande em nossa rede de contatos com rodada de negócios e exposição”, afirma Reinaldo Castro.

O evento é organizado pelo Instituto Inova (gestor do Parque Eco-Tecnológico Damha, da Incubadora CEDIN e da Incubadora Arcângelo Nigro, de Araraquara), pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e pela Rede Paulista de Inovação (RPI), com apoio do Sebrae Nacional, da Prefeitura Municipal de São Carlos e do Grupo Encalso/Damha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *