Em entrevista recente, diretor geral da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP) aponta tendências para parques tecnológicos. Ecotec Damha se destaca como modelo já em operação.
Conhecido como um ambiente voltado a geração de negócios, gestão da inovação, atração de talentos e promoção da ciência, tecnologia e inovação, o Parque Ecotec Damha, gerido pelo Instituto Inova, é o primeiro Parque Tecnológico privado do Brasil e o primeiro a fazer parte de um complexo Terceira Geração, que agrega moradia, trabalho e lazer em um mesmo ambiente. Este diferencial faz do Parque Ecotec um modelo de ambiente de inovação visto como tendência mundial.
Em recente entrevista para a Agência Gestão CT&I, durante a 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, que aconteceu em outubro em Cuiabá (MT), o diretor geral da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Luis Sanz, afirmou que o segmento global de CT&I passa por um momento de rever os conceitos dos parques tecnológicos e explicou que, a maioria dos parques tecnológicos do mundo, em alguma medida, irão aproximar-se mais do conceito de Áreas de Inovação.
“Estamos assistindo o nascimento das Áreas de Inovação que, embora tenham pontos em comum com parques tecnológicos, obedecem a algo que já está muito claro na economia do conhecimento. O principal ativo que as empresas têm já não são as matérias primas e equipamentos, são o talento, o conhecimento e o cérebro das pessoas que trabalham nelas”, explicou Luis Sanz na ocasião.
Não é por acaso que o Parque Ecotec Damha está instalado em São Carlos, cidade conhecida pela grande quantidade de doutores formados pelas duas Universidades (USP e UFScar), além de diversos Centros de Pesquisa e centenas de empresas de base tecnológica. “Neste contexto, o Instituto Inova, gestor do Parque, veem construindo, passo a passo, uma ampla rede de contatos na área de negócios, capital de risco e P&D&I. Essa rede é formada por pessoas, homens, mulheres, jovens ou experientes. Profissionais treinados e capacitados que serão capazes de lidar com uma realidade cada vez mais complexa e carente de ideias inovadoras e sustentáveis”, afirma Bruna Boa Sorte, diretora do Instituto Inova.
Geração inovadora
Ainda na entrevista à Agência Gestão CT&I, o diretor da IASP afirmou que o novo conceito de espaço se refere a “uma área híbrida, onde se vive, estuda, trabalha e educa uma família com acesso à cultura. Isso faz com que as pessoas não precisem ir a outros lugares para ver cada uma dessas coisas”. Este é o modelo visto aqui, no primeiro Parque de Terceira Geração do país, empreendimento do Grupo Encalso Damha do qual o Ecotec faz parte.
Tornar o Parque Ecotec Damha uma referência nacional e internacional como ambiente de Negócios e Inovação é o grande objetivo do Instituto Inova, o gestor do empreendimento. Para avançar nesta direção, o Inova criou o Espaço Ecobusiness, uma área voltada à geração de negócios por meio de parcerias, consultoria, assessorias e projetos, além de um Coworking e uma Aceleradora de Empresas, ambos em desenvolvimento.
“As cidades cada vez mais querem deixar de ser espaços passivos. Elas querem ser ativas e proativas, contribuindo com o fomento e a liderança de processos que produzem e geram inovação para atrair empresas inovadoras”, disse Luis Sanz, na entrevista. “Aqui, no Parque Ecotec, empresas inovadoras encontram espaço e apoio para crescer, cuidar de sua equipe e atrair mais pessoas”, pondera Bruna Boa Sorte.
Para o presidente do Instituto Inova, Marcelo da Paz, este reconhecimento por parte de formadores de opinião e estudiosos vêm ratificar um trabalho iniciado pelo Grupo Encalso Damha em meados de 2006, que é propor um novo modelo de ocupação urbana no País, responsável e sustentável. “Também o bem-estar e a qualidade de vida são pontos de destaque aqui no Ecotec: prática de esportes, caminhada, espaços de lazer e relaxamento em meio a uma área bem cuidada e com muito verde preservado”, reforçou o presidente.
Qualidade de Vida
Pensando no bem-estar e lazer, o Parque Ecotec mantém uma equipe de jardinagem responsável pela manutenção das áreas verdes. O ambiente também é palco para a prática de exercícios. É o caso do aposentado Doacir Furlan, que, com um problema grave de saúde, se recuperou praticando caminhada todos os dias no Parque. “Venho há dois anos, pois aqui tenho tudo que preciso para realizar meus exercícios em paz e apreciando a calmaria da natureza. Subo as escadas 10 vezes até completar 300 degraus por dia, além de ir e voltar de casa andando, por cerca de 30 minutos”, disse Furlan explicando que seu problema de saúde quase o paralisou. “Aqui no Ecotec me sinto estimulado por ser muito bem cuidado, por estar longe do trânsito, por ouvir o cantar dos pássaros e o asfalto ser impecável para praticar caminhada. E a moçada também vem andar de bicicleta e praticar outras atividades”, afirmou o aposentado, que não falta nenhum dia. “Faça chuva ou sol, estou aqui”, finalizou.
E essas outras atividades praticadas pelos jovens são o “slackline”, skate e patins, sob o belo pôr do sol que pode ser visto diariamente. “Esse é o nosso propósito. Para garantir a atração das empresas em nosso Parque, é necessário que haja espaços interativos não só para o trabalho, mas para esse tipo de lazer e bem-estar que o conceito Ecotec Damha oferece”, enfatizou Bruna.
(Instituto Inova com informações da Agência Gestão CT&I)