Instituto Inova: Balanço das atividades de 2009 e perspectivas para 2010

O ano de 2009 foi, particularmente para o Instituto Inova, muito proveitoso. De um lado, pudemos praticamente concluir todas as etapas necessárias à aprovação do Parque Eco-Tecnológico Damha, bem como seu lançamento, que deve acontecer em breve. Por outro lado, o Instituto Inova avançou em diversas vertentes, tendo consquistado vários projetos de relevância institucional que permitiram uma maior visibilidade da entidade, tanto no âmbito regional, quanto no nacional e internacional.

É digno de menção a parceria do Instituto Inova com a FIA/ FAE – Fundação Instituto de Administração/ Faculdade de Economia e Administração da USP, por meio do qual tivemos a oportunidade de participar da elaboração da proposta vencedora da candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Contribuindo na área de Energia Renovável e meio ambiente, o Instituto Inova liderou um projeto em parceria com a Vale Soluções em Energia, FIA/ FAE e BNDES, que apresentou soluções em energia renovável ao Comitê Olímpico Internacional.

Igualmente, participamos ativamente da formação de um consórcio sobre Veículos Não Tripulados (VANTs) reunindo empresas e órgãos de fomento, objetivando o desenvolvimento e consolidação tecnológica destes veículos, tanto para utilização em segurança quanto no controle ambiental/ florestal.

Desenvolvemos, também, uma parceria já em andamento com a Universidade da Califórnia, com o objetivo de desenvolver e consolidar em bases nacionais a tecnologia de células fotovoltáicas, que estão em crescente aplicação seja em iluminação pública, acopladas a lâmpadas de LEDs, ou para geração e distribuição de energia elétrica on-grid e off-grid. Estamos trabalhando para iluminar o Parque Eco-Tecnológico Damha com esta tecnologia.

Enfim, com estas e outras não mencionadas atividades, o Instituto Inova inicia o ano de 2010 com excelentes perspectivas. É importante mencionar que estas conquistas podem ser, em número e qualidade, ainda maiores se tivermos uma maior participação de todos os associados. Portanto, mãos à obra, para que juntos possamos evoluir e melhor trabalhar em prol da Inovação, seja em âmbito regional, nacional ou internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *